Até talibãs já receberam o “visto azul” do Twitter

Membros e apoiantes dos talibãs receberam o chamado “visto azul” do Twitter. Entretanto, a rede social de Elon Musk deve ter voltado atrás na decisão.

Em dezembro, o Twitter anunciou que ia lançar um novo sistema de subscrição que inclui um sistema de verificação com o conhecido “visto azul”. Isto permite a qualquer utilizador pagante ter o símbolo que anteriormente era destinado a pessoas e organizações verificadas.

Aproveitando-se disto, membros dos talibãs estão a comprar o “visto azul” para as suas contas de Twitter. De acordo com a BBC, dois funcionários e quatro proeminentes apoiantes do movimento político militante do Afeganistão receberam os vistos.

Um deles é Hedayatullah Hedayat, chefe do departamento talibã para “acesso à informação”. Hedayat tem cerca de 187 mil seguidores e publica regularmente informações sobre o governo talibã no Afeganistão.

Abdul Haq Hammad, chefe da vigilância dos media no Ministério de Informação e Cultura afegão, também recebeu um “visto azul” à frente do nome da sua conta, que tem sensivelmente 170 mil seguidores.

Twitter

Hedayatullah Hedayat com o “visto azul” na sua conta do Twitter.

A presença de islamitas extremistas no Twitter tem sido um tema de controvérsia há algum tempo.

O “visto azul” custa oito dólares por mês, sendo que uma taxa maior de 11 dólares é paga por aqueles que usam dispositivos Apple. Os assinantes do chamado Twitter Blue beneficiam de classificação prioritária em pesquisas, menções e respostas.

Muhammad Jalal, um dos mais proeminentes apoiantes dos talibãs, também tinha um “visto azul”.

Entretanto, o Twitter terá revertido a decisão de conceder aos três membros talibãs o selo azul. Já não é possível ver o visto azul em nenhuma das três contas, salienta o Daily Mail.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.