/

Talibãs conquistam nova capital provincial. Cabul pode cair em 90 dias

2

EPA / NAWEED HAQJOO

Os talibãs continuam a avançar em território afegão, conquistando a sua décima capital provincial numa semana. Os EUA temem que os talibãs conquistem Cabul em 90 dias.

Os talibãs tomaram hoje a cidade de Ghazni, localizada a 150 quilómetros da capital, Cabul, a 10.ª capital da província a cair numa semana, informou um conselheiro provincial.

“Posso confirmar que Ghazni caiu esta manhã nas mãos dos talibãs. Eles assumiram o controlo de áreas chave da cidade: o gabinete do governador, a sede da polícia e a prisão”, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) o chefe do conselho provincial de Ghazni, Nasir Ahmad Faqiri, acrescentando que os combates ainda estavam a decorrer em algumas zonas.

Agora, os Estados Unidos estão preocupados que os talibãs conquistem Cabul, a capital do Afeganistão, em 90 dias, escreve o jornal Público.

Em junho, quando os EUA se preparavam para abandonar o Afeganistão, uma avaliação dos serviços de informação do Exército apontava para que os combatentes islamistas pudessem invadir Cabul seis a 12 meses após a retirada, que fica concluída a 31 de agosto.

Os talibãs lançaram uma grande ofensiva contra as forças do Governo de Cabul no início de maio, após o anúncio da retirada final das forças internacionais do Afeganistão.

“Tudo está a ir na direcção errada”, assumiu um responsável norte-americano em declarações ao The Washington Post. Calcula-se que os talibãs conquistem Cabul em 30 a 90 dias.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, diz que os EUA “vão continuar a coordenar os ataques aéreos com – e em apoio de – as forças afegãs sempre que isso for exequível”.

Localizado na Ásia, o Afeganistão faz fronteira com seis países (Paquistão, Tajiquistão, Irão, Turquemenistão, Uzbequistão e China), sendo a paquistanesa a mais extensa, com 2.670 quilómetros.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Não percebo como ao fim de tantos anos de combate e de presença americana no Afeganistão, estes se retiram do território sem deixar o governo desse país preparado para enfrentar os talibãs, está mais que visto que em pouco tempo estes tomarão conta de todo o país.

    • O pior é que deixam o Afeganistão bem pior do que estava antes da invasão americana… tal como deixam o Iraque conpletamente destruído e destruturado, etc, etc…
      Ainda se está para ver um país onde os americanos metam a mão e fique melhor do que estava – até hoje todos ficaram pior…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.