Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU – e pedem para falar com líderes mundiais

Stefano Maffei / Flickr

Organização das Nações Unidas

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na ONU do Afeganistão.

Amir Khan Muttaqi, ministro dos Negócios Estrangeiros dos taliban, fez o pedido numa carta dirigida ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, enviada na segunda-feira.

Muttaqui pediu para discursar durante a reunião de alto nível da 76.ª Assembleia Geral da ONU. Segundo a Reuters, a iniciativa cria um confronto com o embaixador na ONU em representação do governo do Afeganistão deposto no mês passado, Ghulam Isaczai.

O porta-voz de Guterres, Farhan Haq, confirmou a receção da carta do ministro dos Negócios Estrangeiros talibã, dizendo que o pedido tinha sido enviado a um comité de acreditação composto por nove países, cujos membros incluem os Estados Unidos, a China e a Rússia.

É pouco provável que a comissão se reúna para discutir o assunto antes da próxima segunda-feira, sendo por isso também improvável que Amir Khan Muttaqi discurse perante os restantes membros da ONU.

A possível aceitação do embaixador dos taliban pela ONU seria um passo importante para o grupo extremista, que aposta no reconhecimento internacional.

Representaria ainda um avanço que poderá ajudar a desbloquear fundos muito necessários para a economia afegã, que se encontra em dificuldades.

António Guterres já disse que o desejo dos talibã por reconhecimento internacional é o único trunfo que outros países têm para pressionar o novo Governo em direção a um caminho inclusivo e de respeito pelos direitos de todos, particularmente das mulheres.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes talibãs tem cá uma lata……depois de terem explodido com as torres gémeas voltam lá como se fossem gente?
    Expulsam todos os estrangeiros do Afeganistão mas querem circular como se fossem diplomatas?

RESPONDER

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …

O pior jogador desta Liga dos Campeões está no grupo do Benfica

Eric García está em destaque onde não queria estar. Sporting e Bruno Fernandes merecem elogios nesta jornada. O Sporting merece destaque nesta semana, depois de ter vencido pela primeira vez na presente edição da Liga dos …

Pichardo pode ser eleito o melhor atleta mundial em 2021

Lista de 10 nomeados foi divulgada pela federação internacional de atletismo. Karsten Warholm, Ryan Crouser e Armand Duplantis também são candidatos. Pedro Pablo Pichardo está mais perto de ser considerado o melhor atleta mundial do ano. …

"O maior roubo de impostos" da Europa. Estados perderam milhões em "buraco" fiscal

Os "CumEx Files" são a mais recente investigação feita com uma fuga de dados a fazer revelações surpreendentes e preocupantes sobre a realidade financeira da Europa. Desta vez, está em causa um "saque fiscal" que …

Taça de Portugal: os "grandes" vão jogar em casa

Sorteio da quarta eliminatória ditou que haverá três jogos entre equipas da I Liga - um deles vai envolver o Benfica. O Benfica vai receber o Paços de Ferreira na Taça de Portugal, num dos poucos …

O ministro das Finanças, João Leão

OE2022. UTAO defende que novas medidas custam menos 410 milhões que o estimado pelo Governo

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que as novas medidas permanentes previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) custem 622 milhões de euros, menos que os 1032 milhões estimados pelo …