/

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU – e pedem para falar com líderes mundiais

2

Stefano Maffei / Flickr

Organização das Nações Unidas

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na ONU do Afeganistão.

Amir Khan Muttaqi, ministro dos Negócios Estrangeiros dos taliban, fez o pedido numa carta dirigida ao secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, enviada na segunda-feira.

Muttaqui pediu para discursar durante a reunião de alto nível da 76.ª Assembleia Geral da ONU. Segundo a Reuters, a iniciativa cria um confronto com o embaixador na ONU em representação do governo do Afeganistão deposto no mês passado, Ghulam Isaczai.

O porta-voz de Guterres, Farhan Haq, confirmou a receção da carta do ministro dos Negócios Estrangeiros talibã, dizendo que o pedido tinha sido enviado a um comité de acreditação composto por nove países, cujos membros incluem os Estados Unidos, a China e a Rússia.

É pouco provável que a comissão se reúna para discutir o assunto antes da próxima segunda-feira, sendo por isso também improvável que Amir Khan Muttaqi discurse perante os restantes membros da ONU.

A possível aceitação do embaixador dos taliban pela ONU seria um passo importante para o grupo extremista, que aposta no reconhecimento internacional.

Representaria ainda um avanço que poderá ajudar a desbloquear fundos muito necessários para a economia afegã, que se encontra em dificuldades.

António Guterres já disse que o desejo dos talibã por reconhecimento internacional é o único trunfo que outros países têm para pressionar o novo Governo em direção a um caminho inclusivo e de respeito pelos direitos de todos, particularmente das mulheres.

ZAP //

2 Comments

  1. Estes talibãs tem cá uma lata……depois de terem explodido com as torres gémeas voltam lá como se fossem gente?
    Expulsam todos os estrangeiros do Afeganistão mas querem circular como se fossem diplomatas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.