/

Tabelas do IRS podem significar aumento do salário mínimo até 685 euros

António Cotrim / Lusa

A divulgação das novas tabelas de retenção na fonte de IRS sugere que o salário mínimo nacional possa aumentar até aos 685 euros.

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção na fonte publicadas esta quinta-feira.

Além da subida do valor isento do desconto mensal do imposto, as novas tabelas publicadas em Diário da República reduzem a taxa de retenção aplicável aos vários escalões de rendimento de trabalho dependente, em valores entre 0,1 e 0,9 pontos percentuais face aos valores aplicados em 2020.

Olhando para o patamar a partir do qual os salários e as pensões vão descontar IRS, calcula-se que o salário mínimo nacional possa fixar-se entre os 660 euros e os 685 euros mensais, escreve o jornal Público. Regra geral, o valor a partir do qual há retenção na fonte de IRS é superior ao do salário mínimo nacional.

Caso se mantenha a diferença entre a retenção na fonte e o salário mínimo de 2020, poderia verificar-se um aumento de 27 euros, para os 662 euros. No entanto, perante a divulgação das tabelas do IRS, abre-se a porta a um maior aumento, rondando os 685 euros.

O Governo mantém o objetivo de aumentar de forma progressiva o salário mínimo para atingir os 750 euros no final da legislatura, escreve ainda o matutino. Por sua vez, a CGTP quer um aumento de 90 euros no salário mínimo nacional para o próximo ano, de forma a chegar ao objetivo de 850 euros.

O aumento do salário mínimo nacional em 2021 deverá ser discutido na próxima semana na reunião da comissão permanente de concertação social.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.