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Depois das queixas de SZA, Sephora fecha lojas para formação anti-racismo

Depois de um incidente racial com a cantora norte-americana SZA, a Sephora vai encerrar, esta quarta-feira, todas as suas lojas, centros de distribuição e escritórios nos Estados Unidos para dar “workshops de inclusão” a todos os funcionários.

No início de maio, a cantora soul e R&B norte-americana SZA denunciou no Twitter que uma funcionária da loja da Sephora de Calabasas, na Califórnia, chamou a segurança para se certificar de que a artista não estava a roubar. A cantora diz que foi “racialmente perfilada” enquanto fazia compras.

A publicação teve, à data, resposta da cadeia francesa de produtos de cosmética. A Sephora afirmou, também num tweet, que SZA faz “parte da família Sephora” e que a marca está empenhada “em garantir que todos os membros da nossa comunidade se sentem bem-vindos e incluídos”.

Agora, e nos rescaldo deste incidente, a marca, que pertence ao grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), informou que irá encerrar as suas lojas, centros de distribuição e escritórios, no dia 5 de junho, na próxima quarta-feira, para o que chamou de “workshops de inclusão“.

Emily Shapiro, porta-voz da Sephora, adiantou à Reuters que o encerramento das lojas não foi “uma resposta a qualquer evento”, acrescentado que a iniciativa estava a ser planeada há meses.

A verdade é que, após a queixa de SZA, dispararam críticas nas redes sociais à loja de Calabasas, na Califórnia, com muitos clientes a garantirem que não regressariam lá.

“Fomos informados do incidente na nossa loja em Calabasas e para além de entrarmos diretamente em contacto com a SZA, estamos a reunir o máximo de informação sobre o que aconteceu para decidirmos quais os próximos passos a dar”, explicou na altura à Reuters Emily Shapiro. “Levamos as queixas deste tipo muito a sério, discriminação com base na raça não é tolerada na Sephora.”

Na próxima quarta-feira, os funcionários da Sephora receberão um workshop dedicado à diversidade, tendo em visto um tratamento inclusivo por parte da equipa para todos os clientes.

Num comunicado feito em vídeo, a Sephora afirmou que nunca parará de “construir uma comunidade da qual se espera diversidade, onde a expressão individual é honrada e onde todos são bem recebidos”.

On the morning of 6/5, every Sephora store, distribution center, and corporate office in the US will close to host inclusion workshops for our employees. These values have always been at the heart of Sephora, and we’re excited to welcome everyone when we reopen. Join us in our commitment to a more inclusive beauty community: Sephora.com/BelongWe Belong to Something Beautiful.

Publicado por SEPHORA em Quarta-feira, 22 de maio de 2019

Este caso acontece um ano depois de a Starbucks ter encerrado as suas 8.000 lojas para dar a mesma formação aos seus funcionários, após uma acusação de descriminação racial. Na altura, as próprias políticas de funcionamento dos estabelecimentos foram alteradas após o incidente.

ZAP //

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