Syriza vence eleições na Grécia

Stephanie Lecocq / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O partido de esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ganhou as eleições gerais antecipadas celebradas este domingo na Grécia.

Os resultados oficiais parciais, quando estão contados 38,63% dos votos, dão um avanço de mais de sete pontos percentuais ao Syriza, com 35,47% e 145 lugares no parlamento, contra 28,07% para os conservadores da Nova Democracia, liderados por Vangelis Meimarakis.

A televisão pública grega ERT informou que o Syriza vai repetir, caso se confirmem os resultados eleitorais, a coligação com os nacionalistas Gregos Independentes, do ex-ministro da Defesa Panos Kamenos, que conseguiram para já 3,72% e dez assentos.

Juntos, os dois partidos terão 155 dos 300 lugares do parlamento grego, quatro mais do que a maioria absoluta.

O ex-primeiro-ministro grego, que voltará ao poder depois de vencer as legislativas antecipadas, advertiu que após a vitória “abre-se o caminho do trabalho e das lutas”.

“Perante nós, abre-se o caminho do trabalho e das lutas”, escreveu na rede social Twitter, menos de uma hora depois do principal rival, o líder do ND, ter reconhecido a derrota.

“Felicito-o. Parece que os cidadãos não mudaram de opinião“, disse Vangelis Meimarakis aos jornalistas, à chegada a sede do partido, próxima do centro de Atenas, vincando: “Travámos esta batalha com seriedade”.

Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O salazar coelho e o Hitler portas, devem estar com azia depois de mais esta vitória do Syriza, e da esquerda na Grécia… É que nos últimos tempos não paravam de falar da Grécia, de Tsypras e do Syriza na sua porca campanha eleitoral, como se a Grécia fosse o ponto central das eleições em poortugal ! Os gregos deram mais uma lição de democracia a estes tecnocratas de meia-tijela, estes neo-liberais fascistas e capitalistas selvagens que destroem os países que desgovernam !!! É que o Hitler portas e o salazar coelho esquecem-se de dizer que quem deu cabo da Grécia não foi o Syryza em 8 meses de governação, mas sim os seus camaradas da nova democracia e dos xuxalistas do Pasok que desde 1975 desgovernam e enterram a Grécia em dívidas !!! Sim, isso é a verdade que os poortugas que votam nesta laia de extrema-direita, não ouvem dos seus führers coelho e portas !!!

  2. E? Pelos vistos não sabe! Aqueles ‘reacionários 25 deputados que foram às couves!
    Até parece que a influência directa daqueles e a do Tsipras não levaram com o 3º resgate para pagar ordenados porque, já com a banca fechada em regime de pinga-pingada eles, durante um ano, não tiveram nada a ver com aquela desgraça que uns poucos por cá também querem! Percebe?

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …