Syriza vence eleições na Grécia

Stephanie Lecocq / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O partido de esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ganhou as eleições gerais antecipadas celebradas este domingo na Grécia.

Os resultados oficiais parciais, quando estão contados 38,63% dos votos, dão um avanço de mais de sete pontos percentuais ao Syriza, com 35,47% e 145 lugares no parlamento, contra 28,07% para os conservadores da Nova Democracia, liderados por Vangelis Meimarakis.

A televisão pública grega ERT informou que o Syriza vai repetir, caso se confirmem os resultados eleitorais, a coligação com os nacionalistas Gregos Independentes, do ex-ministro da Defesa Panos Kamenos, que conseguiram para já 3,72% e dez assentos.

Juntos, os dois partidos terão 155 dos 300 lugares do parlamento grego, quatro mais do que a maioria absoluta.

O ex-primeiro-ministro grego, que voltará ao poder depois de vencer as legislativas antecipadas, advertiu que após a vitória “abre-se o caminho do trabalho e das lutas”.

“Perante nós, abre-se o caminho do trabalho e das lutas”, escreveu na rede social Twitter, menos de uma hora depois do principal rival, o líder do ND, ter reconhecido a derrota.

“Felicito-o. Parece que os cidadãos não mudaram de opinião“, disse Vangelis Meimarakis aos jornalistas, à chegada a sede do partido, próxima do centro de Atenas, vincando: “Travámos esta batalha com seriedade”.

Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O salazar coelho e o Hitler portas, devem estar com azia depois de mais esta vitória do Syriza, e da esquerda na Grécia… É que nos últimos tempos não paravam de falar da Grécia, de Tsypras e do Syriza na sua porca campanha eleitoral, como se a Grécia fosse o ponto central das eleições em poortugal ! Os gregos deram mais uma lição de democracia a estes tecnocratas de meia-tijela, estes neo-liberais fascistas e capitalistas selvagens que destroem os países que desgovernam !!! É que o Hitler portas e o salazar coelho esquecem-se de dizer que quem deu cabo da Grécia não foi o Syryza em 8 meses de governação, mas sim os seus camaradas da nova democracia e dos xuxalistas do Pasok que desde 1975 desgovernam e enterram a Grécia em dívidas !!! Sim, isso é a verdade que os poortugas que votam nesta laia de extrema-direita, não ouvem dos seus führers coelho e portas !!!

  2. E? Pelos vistos não sabe! Aqueles ‘reacionários 25 deputados que foram às couves!
    Até parece que a influência directa daqueles e a do Tsipras não levaram com o 3º resgate para pagar ordenados porque, já com a banca fechada em regime de pinga-pingada eles, durante um ano, não tiveram nada a ver com aquela desgraça que uns poucos por cá também querem! Percebe?

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …