Syriza vence eleições na Grécia

Stephanie Lecocq / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O partido de esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ganhou as eleições gerais antecipadas celebradas este domingo na Grécia.

Os resultados oficiais parciais, quando estão contados 38,63% dos votos, dão um avanço de mais de sete pontos percentuais ao Syriza, com 35,47% e 145 lugares no parlamento, contra 28,07% para os conservadores da Nova Democracia, liderados por Vangelis Meimarakis.

A televisão pública grega ERT informou que o Syriza vai repetir, caso se confirmem os resultados eleitorais, a coligação com os nacionalistas Gregos Independentes, do ex-ministro da Defesa Panos Kamenos, que conseguiram para já 3,72% e dez assentos.

Juntos, os dois partidos terão 155 dos 300 lugares do parlamento grego, quatro mais do que a maioria absoluta.

O ex-primeiro-ministro grego, que voltará ao poder depois de vencer as legislativas antecipadas, advertiu que após a vitória “abre-se o caminho do trabalho e das lutas”.

“Perante nós, abre-se o caminho do trabalho e das lutas”, escreveu na rede social Twitter, menos de uma hora depois do principal rival, o líder do ND, ter reconhecido a derrota.

“Felicito-o. Parece que os cidadãos não mudaram de opinião“, disse Vangelis Meimarakis aos jornalistas, à chegada a sede do partido, próxima do centro de Atenas, vincando: “Travámos esta batalha com seriedade”.

Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O salazar coelho e o Hitler portas, devem estar com azia depois de mais esta vitória do Syriza, e da esquerda na Grécia… É que nos últimos tempos não paravam de falar da Grécia, de Tsypras e do Syriza na sua porca campanha eleitoral, como se a Grécia fosse o ponto central das eleições em poortugal ! Os gregos deram mais uma lição de democracia a estes tecnocratas de meia-tijela, estes neo-liberais fascistas e capitalistas selvagens que destroem os países que desgovernam !!! É que o Hitler portas e o salazar coelho esquecem-se de dizer que quem deu cabo da Grécia não foi o Syryza em 8 meses de governação, mas sim os seus camaradas da nova democracia e dos xuxalistas do Pasok que desde 1975 desgovernam e enterram a Grécia em dívidas !!! Sim, isso é a verdade que os poortugas que votam nesta laia de extrema-direita, não ouvem dos seus führers coelho e portas !!!

  2. E? Pelos vistos não sabe! Aqueles ‘reacionários 25 deputados que foram às couves!
    Até parece que a influência directa daqueles e a do Tsipras não levaram com o 3º resgate para pagar ordenados porque, já com a banca fechada em regime de pinga-pingada eles, durante um ano, não tiveram nada a ver com aquela desgraça que uns poucos por cá também querem! Percebe?

RESPONDER

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …