Suspeitos dos ataques de Colónia podem nunca ser apanhados

(cv) The Young Turks / YouTube

-

A polícia da cidade alemã revela agora que os suspeitos dos ataques sexuais na noite de passagem de ano podem vir a não ser apanhados porque as imagens de videovigilância não permitem ver esses abusos.

A situação foi reportada pelo próprio chefe da polícia de Colónia que, em declarações à BBC, lamenta que os vídeos das câmaras de vigilância não apresentem provas concretas.

“As imagens de videovigilância não são boas o suficiente para identificar de forma clara as agressões sexuais. Conseguimos ver alguns furtos mas é tudo”, explica Juergen Mathies.

“Estamos a contar com os relatos das testemunhas e a identificação das vítimas dos atacantes”, acrescenta.

Em causa está um sem número de suspeitos que, na noite de passagem de ano, terá atacado sexualmente mulheres nesta cidade alemã.

Segundo a BBC, a polícia identificou 75 suspeitos, sendo a maioria deles imigrantes ilegais do Norte de África. Cerca de treze homens foram detidos mas apenas um por suspeitas de ataques de cariz sexual.

O antecessor do chefe Mathies, Wolfgang Albers, chegou mesmo a ser despedido depois desta vaga de ataques. Um relatório oficial mostra que a polícia local cometeu “erros graves” por não ter chamado reforços e pela forma como alertaram a população.

Na altura, a polícia passou para os media a informação de que cerca de mil homens, organizados em grupos, tinham realizado uma série de ataques de cariz sexual a mulheres, junto à estação de comboios da cidade.

As fontes policiais garantiam ainda que os agressores eram refugiados sírios que tinham chegado recentemente à cidade.

Ao contrário do que foi dito, apenas três seriam realmente refugiados, dois originários da Síria e um do Iraque, que tinham chegado à Alemanha recentemente.

Estas informações atiçaram o intenso debate sobre a política de asilo no país, motivando manifestações de extrema-direita para pressionar a chanceler Angela Merkel a estabelecer um limite de entradas para refugiados na Alemanha, alterando a “política de portas abertas” inicial.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …