Suspeito de tiroteio em desfile no Illinois acusado de 117 crimes

Tannen Maury / EPA

O homem acusado de disparar sobre a multidão que assistia ao desfile do Dia da Independência nos arredores de Chicago, e de ter matado sete pessoas e ferido dezenas, foi indiciado pelo tribunal por 117 crimes.

Além das 21 acusações de homicídio em primeiro grau, atirador foi também acusado por um grande júri de 48 tentativas de homicídio e de 48 lesões corporais graves.

Os procuradores apresentaram sete acusações de homicídio contra Robert E. Crimo III e anunciaram a decisão de hoje do grande júri de o acusar de 117 crimes.

Os advogados de Crimo ainda não responderam formalmente a nenhuma das acusações contra o suspeito do tiroteio a 4 de julho no centro de Highland Park.

Os procuradores disseram que Crimo, de 21 anos, admitiu ter sido o autor dos disparos quando a polícia o deteve após uma busca que demorou horas.

Ao abrigo da lei do Illinois, os procuradores podem pedir a um grande júri que determine se há causa provável para proceder ao julgamento.

Os procedimentos do grande júri não estão abertos ao público e os advogados de defesa não podem contra-interrogar as testemunhas.

As múltiplas acusações de homicídio em primeiro grau assentam na premissa de que Crimo pretendia matar ou provocar grandes danos na integridade física das vítimas e agiu de forma que muito provavelmente seria bem-sucedido nessa demanda.

As autoridades adiantaram que os mais de 30 feridos tinham entre 8 e 80 anos, incluindo um rapaz de 8 anos que ficou paralisado da cintura para baixo quando um tiro o atingiu na coluna.

Os promotores disseram na segunda-feira que as 48 tentativas de homicídio contam e as 48 acusações de lesão grave com arma de fogo representam “cada vítima que foi atingida por uma bala, fragmento de bala, ou estilhaço”.

“Quero agradecer às autoridades e aos procuradores que hoje apresentaram provas ao grande júri”, disse o procurador de Lake County, Eric Rinehart, numa declaração.

Durante uma audiência onde foram apresentadas as acusações de homicídio, os procuradores disseram que a polícia encontrou mais de 80 cartuchos vazios no telhado de um edifício ao longo do percurso do desfile e a espingarda semiautomática utilizada no ataque, num terreno próximo.

Os investigadores acreditam que Crimo se misturou com a multidão em fuga para escapar do local, depois pediu emprestado o carro da mãe e considerou um segundo ataque numa celebração em Madison, Wisconsin, antes de regressar a Illinois, onde a polícia o prendeu. Está previsto que Crimo seja presente a tribunal a 3 de agosto.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.