Suspeito de atentado contra primeiro-ministro palestiniano morto em Gaza

EEAS / Flickr

Rami Hamdallah, primeiro-ministro demissionário do governo de união palestiniano

O principal suspeito do ataque cometido contra o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, foi morto em Gaza.

Na semana passada, a operação das forças de segurança do Hamas no centro da Faixa de Gaza para deter o suspeito de um ataque contra Rami Hamdallah resultou numa troca de tiros na qual morreram o suspeito, outro homem armado e dois membros da força do Hamas.

O primeiro-ministro palestiniano saiu ileso do ataque, que aconteceu numa visita a Gaza a 13 de março. Os responsáveis palestinianos denunciaram o ataque como uma “tentativa de assassinato“.

O movimento islamista palestiniano, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, foi indiretamente acusado pela Fatah (fação do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas), pela tentativa de assassinato de Hamdallah.

Segundo o Público, a Fatah considerou que o Hamas não providenciou segurança suficiente para a visita do primeiro-ministro palestiniano e o presidente do Abbas afirmou não ter confiança no movimento para investigar este incidente.

Este incidente prejudica os esforços de reconciliação entre as duas fações, que acordaram anteriormente que o Hamas iria ceder o controlo pela Fatah dos pontos de entrada na Faixa de Gaza.

O suspeito do ataque ainda não foi identificado. Ainda não se sabe, também, o local exato em que ocorreu a troca de tiros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.