Suspeito de atentado contra primeiro-ministro palestiniano morto em Gaza

EEAS / Flickr

Rami Hamdallah, primeiro-ministro demissionário do governo de união palestiniano

O principal suspeito do ataque cometido contra o primeiro-ministro palestiniano, Rami Hamdallah, foi morto em Gaza.

Na semana passada, a operação das forças de segurança do Hamas no centro da Faixa de Gaza para deter o suspeito de um ataque contra Rami Hamdallah resultou numa troca de tiros na qual morreram o suspeito, outro homem armado e dois membros da força do Hamas.

O primeiro-ministro palestiniano saiu ileso do ataque, que aconteceu numa visita a Gaza a 13 de março. Os responsáveis palestinianos denunciaram o ataque como uma “tentativa de assassinato“.

O movimento islamista palestiniano, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, foi indiretamente acusado pela Fatah (fação do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas), pela tentativa de assassinato de Hamdallah.

Segundo o Público, a Fatah considerou que o Hamas não providenciou segurança suficiente para a visita do primeiro-ministro palestiniano e o presidente do Abbas afirmou não ter confiança no movimento para investigar este incidente.

Este incidente prejudica os esforços de reconciliação entre as duas fações, que acordaram anteriormente que o Hamas iria ceder o controlo pela Fatah dos pontos de entrada na Faixa de Gaza.

O suspeito do ataque ainda não foi identificado. Ainda não se sabe, também, o local exato em que ocorreu a troca de tiros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …