Suspeito dos atentados de 11 de setembro detido na Síria

Foi detido na Síria um suspeito de estar envolvido nos atentados de 11 de setembro em 2001. Mohamed Haidar Zammar está a ser investigado num centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish.

Um suspeito de envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, de nacionalidade alemã e origem síria, foi detido pelas forças curdas na Síria, indicou esta quinta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Mohamed Haidar Zammar está a ser investigado num centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish na Síria, adiantou a organização, que cita fontes do comando curdo-sírio.

Mohammed Haydar Zammar foi “preso pelas forças de segurança curdas no norte da Síria e está agora a ser interrrogado”, disse um comandante curdo à AFP.

A investigação está a ser realizada por um comité conjunto das Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança árabe-curda, e da coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos.

Zammar nasceu na cidade síria de Alepo e terá sido o recrutador dos terroristas que realizaram os atentados de 11 de setembro. Depois de ter pertencido à Al-Qaeda ter-se-á tornado membro do grupo extremista Estado Islâmico.

O terrorista já tinha sido detido em Marrocos, em 2001, numa operação que envolveu agentes da CIA, mas foi entregue às autoridades sírias duas semanas depois.

O Tribunal sírio condenou Zammar a 12 anos de prisão em 2007, por pertencer à Irmandade Muçulmana, mas, quatro anos depois despoletou o conflito na Síria e muitos prisioneiros foram libertados para se juntarem a grupos jihadistas que lutavam na guerra.

O oficial que falou com a AFP recusou-se a dizer se Zammar lutou efetivamente como membro de um grupo extremista na Síria.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …

Justiça impede Isabel dos Santos de receber dividendo da NOS. Mas não é a única afetada

A Sonaecom anunciou este sábado que o tribunal decidiu proceder ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana …