Foi detido na Síria um suspeito de estar envolvido nos atentados de 11 de setembro em 2001. Mohamed Haidar Zammar está a ser investigado num centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish.
Um suspeito de envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, de nacionalidade alemã e origem síria, foi detido pelas forças curdas na Síria, indicou esta quinta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Mohamed Haidar Zammar está a ser investigado num centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish na Síria, adiantou a organização, que cita fontes do comando curdo-sírio.
Mohammed Haydar Zammar foi “preso pelas forças de segurança curdas no norte da Síria e está agora a ser interrrogado”, disse um comandante curdo à AFP.
A investigação está a ser realizada por um comité conjunto das Forças Democráticas Sírias (FDS), aliança árabe-curda, e da coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos.
Zammar nasceu na cidade síria de Alepo e terá sido o recrutador dos terroristas que realizaram os atentados de 11 de setembro. Depois de ter pertencido à Al-Qaeda ter-se-á tornado membro do grupo extremista Estado Islâmico.
O terrorista já tinha sido detido em Marrocos, em 2001, numa operação que envolveu agentes da CIA, mas foi entregue às autoridades sírias duas semanas depois.
O Tribunal sírio condenou Zammar a 12 anos de prisão em 2007, por pertencer à Irmandade Muçulmana, mas, quatro anos depois despoletou o conflito na Síria e muitos prisioneiros foram libertados para se juntarem a grupos jihadistas que lutavam na guerra.
O oficial que falou com a AFP recusou-se a dizer se Zammar lutou efetivamente como membro de um grupo extremista na Síria.
// Lusa