/

Suspeitas de terrorismo no rali Dakar. França pede cancelamento da prova

4

Wikimedia

A 30 de dezembro, antes da partida da prova, uma explosão na Arábia Saudita atingiu um veículo e feriu gravemente o piloto francês Phillipe Boutron.

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, anunciou, esta sexta-feira, que a França pediu à organização do rali Dakar o cancelamento da prova, após suspeitas de terrorismo.

De acordo com a TSF, está em causa uma explosão na Arábia Saudita, que atingiu um veículo e feriu gravemente o piloto francês Phillipe Boutron antes da partida da prova, a 30 de dezembro. O governo francês suspeita de “um potencial ataque terrorista contra o Dakar”.

“Pensamos que talvez seja melhor abandonar este evento desportivo. Os organizadores decidiram continuar“, afirmou Le Drian à televisão BFM, em declarações citadas pela AFP, acrescentando que “houve potencialmente um ataque terrorista contra o Dakar”.

“Nestes casos, é preciso ter muito cuidado, pelo menos colocar em prática dispositivos de proteção suficientes e reforçados. Acho que os organizadores fizeram isso, mas em qualquer caso a questão permanece sem resposta”, disse Le Drian.

Na terça-feira, as autoridades judiciais francesas abriram uma investigação com foco numa possível motivação terrorista que terá estado na origem da explosão do veículo que feriu Phillipe Boutron. Caso se venha a provar que se tratou de um atentado, o governo francês tem poder para cancelar a prova.

O piloto francês seguia num veículo com mais cinco pessoas da equipa Sodicars quando a viatura se deteve subitamente, devido a uma explosão, nas imediações do hotel Donatello, em Jeddah.

Boutron sofreu ferimentos nas pernas que obrigaram mesmo a uma intervenção cirúrgica, da qual está já a recuperar em Paris.

As autoridades sauditas descartaram, no sábado, um ato criminoso para explicar o que chamaram de “acidente” e, por isso, a prova deverá continuar.

No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês assinalou ainda que desde o início que “a hipótese de ato criminoso não foi descartada” e que “a ameaça terrorista persiste na Arábia Saudita”.

“Dissemos aos organizadores e às autoridades sauditas que tínhamos de ser muito transparentes sobre o que acabava de acontecer, porque havia hipótese de que poderia ser um ato terrorista”, observou Jean-Yves Le Drian.

Já houve atos terroristas na Arábia Saudita contra os interesses franceses“, lembrou o ministro. Em outubro de 2020, um ataque com faca feriu um guarda do consulado francês em Jeddah.

Duas semanas depois, um atentado na mesma cidade teve como alvo uma cerimónia para assinalar o aniversário do armistício de 11 de novembro de 1918, na presença de diplomatas ocidentais, especialmente franceses, causando dois feridos.

Sexta etapa das motas cancelada

A organização do rali Dakar cancelou a sexta etapa da competição das motas, que estava agendada para esta sexta-feira, devido às condições do terreno.

O local encontra-se degradado por causa da passagem, na quinta-feira, dos automóveis e camiões, bem como das fortes chuvas que têm caído, nos últimos dias, na Arábia Saudita.

A organização optou por neutralizar a etapa no primeiro ponto de abastecimento, ao quilómetro 101, depois de muitas queixas dos pilotos relativas à segurança.

Ross Branch, piloto do Botsuana da Yamaha foi um dos apanhados nas ‘armadilhas’ do percurso, desistindo após uma queda que lhe provocou lesões na mão direita. Foi transportado para os serviços médicos do acampamento pela organização.

ZAP //

4 Comments

  1. Aceitam realizar provas internacionais nesses países manhosos (só porque essas ditaduras as financiam) e agora queixam-se?!
    Não conhecem a Arábia Saudita?
    E usar o nome Dakar é mesmo o cúmulo!…

  2. O “potencial ataque terrorista”, claro que foi acidente. Com a entrega do Afeganistão aos Talibãs o terrorismo terminou. Hoje têm um País, um Estado. Antes, eram terroristas. Dexaram de ser, são Talibãs.

    • Provas do acidente ??
      Estão escondidas no deserto ,
      da falsa justica ,de quem manda !
      Exemplo não faltam desde mortes encomendadas, e outros casos , nesse pais , tudo é possivel ! Não seria de bom tom aceitar que foi um ataque de opositores do regime .
      Comecemos , por quem manda na FIA e o que aconteceu na F1 ,
      O poder é poder , o resto são cantigas .
      Ou os navegadores são muito incapazes , ou os Reis Magos de regresso , foram a frente ensinar
      o caminho !!
      Quantas vezes foi feito o percurso da rally , pelo vencedor ?? Não venceu , mas cuidem-se
      ainda não acabou

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.