Bronca no Dakar: líder terá sido beneficiado na etapa caótica

2

Bernard Papon / EPA

O piloto espanhol Carlos Sainz.

Quase toda a gente se perdeu na etapa de domingo mas Al-Attiyah navegou muito bem. Pode ter havido “informação extra” para o candidato à vitória.

“Ou somos todos muito estúpidos ou algo aconteceu ali”. As queixas de Carlos Sainz resumem o sentimento de muitos pilotos no Rali Dakar 2022.

Logo à segunda etapa, quase o caos. A denominada etapa 1B, que neste domingo começou e terminou em Hail, na Arábia Saudita, foi muito complicada para quase todos os pilotos, sobretudo na parte final.

No penúltimo ponto de controlo da etapa, a grande maioria dos concorrentes perdeu-se. Já se previa que este dia seria marcado por complicações na navegação, mas a “razia” foi quase geral nesses últimos quilómetros.

Exemplos: Stéphane Peterhansel, vencedor no ano passado (e recordista na prova, com 14 triunfos) teve um problema num pneu traseiro e ficou praticamente fora da luta pelo primeiro lugar; Carlos Sainz, só nesta etapa, perdeu mais de duas horas para o primeiro classificado; Giniel de Villiers ficou a mais de 32 minutos, Jakub Przygonski mais de 40, Cyril Despres perdeu quase 50 minutos e Nani Roma perdeu quase 1h20m.

“Pensámos que estávamos errados e andámos para trás e para a frente várias vezes. Havia inúmeros carros, motos e quads a fazer a mesma coisa. Não fomos capazes. Eu e muitos outros não compreendemos o que estava a acontecer. Quantas pessoas se perderam ali? Devemos ser todos muito estúpidos. Estou muito desapontado. Se a organização do Dakar quer isto assim, se quer que logo no segundo dia de corrida isto aconteça, é uma pena”, continuou o experiente Sainz, à TVE.

O vencedor da etapa foi Nasser Al-Attiyah. O homem da Toyota deixou outro candidato à vitória final, Sébastien Loeb, a 12m44s de distância.

Suspeitas e protesto da Audi

E, no meio de tanta perda de tempo, como é que Al-Attiyah seguiu praticamente sem problemas o rumo certo?

Pode ter recebido uma “informação extra”, de acordo com Sven Quandt, responsável ligado à Audi.

“Temos que esperar para analisar a situação porque não temos a certeza. Mas é engraçado que apenas um carro tenha conseguido encontrar o caminho correcto. Acreditamos que recebeu informação extra. De outra forma, era impossível encontrar o trilho”, alertou Quandt, que considera que houve um erro por parte da organização na elaboração do trajecto oficial que disponibiliza aos participantes. Por isso, deverá ser apresentado um protesto.

Entretanto, na etapa desta segunda-feira, Loeb foi o mais rápido e já recuperou algum tempo perdido – está a cerca de 9 minutos do líder da classificação geral, Nasser Al-Attiyah.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.