Mulher desrespeita confinamento obrigatório em Mora. Surto já fez 46 infetados

António Pedro Santos / Lusa

Uma mulher, de 68 anos, residente em Mora, no distrito de Évora, onde um surto de covid-19 já infetou 46 pessoas, até esta terça-feira, foi identificada pela GNR por desrespeitar “a medida de confinamento obrigatório”.

O Comando Territorial de Évora da GNR, em comunicado enviado à agência Lusa, explicou que a mulher, de 68 anos, foi identificada por militares do Posto Territorial de Mora, na terça-feira.

Segundo a guarda, a mulher não respeitou “a medida de confinamento obrigatório que lhe foi decretada pela Autoridade de Saúde Pública”, devido ao surto da doença provocada pelo novo coronavírus.

A mulher “optou por se ausentar do seu domicílio, tendo sido identificada, encaminhada para a sua residência e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Évora”.

No comunicado, a guarda referiu que, “face ao aumento de novos casos de cidadãos que testaram positivo à covid-19” em Mora, “nos últimos dias”, os militares da GNR “realizaram uma ação de vigilância das pessoas que se encontram confinadas por ordem da Autoridade de Saúde”.

Esta terça-feira, o número de pessoas infetadas na vila alentejana subiu para 46, mais quatro do que na segunda-feira, disse à agência Lusa o presidente do município, Luís Simão.

Segundo o autarca, que citou dados das autoridades locais de saúde pública, cinco das pessoas infetadas, todos homens, estão internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), três delas em cuidados intensivos.

A Câmara ativou o Plano Municipal de Emergência e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas. Com a população confinada em casa, por precaução, fecharam também cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Na segunda-feira, Luís Simão alegou que o surto pode ser um “caso de polícia”, afirmando que “tudo isto começou em contactos sociais e que o surto está instalado em mais de 20 famílias”.

O jornal local Notícias do Sorraia adiantou que o vírus terá chegado à vila através de um casal que tinha estado em Espanha. A mulher terá sentido sintomas da doença mas, mesmo assim, “terá tido diversos momentos de convívio com residentes da freguesia”. Se se confirmar, pode estar em causa um crime de propagação de doença, que pode ser punido com pena de prisão de um a cinco anos.

Na segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, declarou que o surto de Mora, que tem “mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas”, pode ter um segundo foco em Ciborro.

Esta freguesia do concelho de Montemor-o-Novo já regista 24 infetados e, por precaução, fechou cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. A população também está confinada em casa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …