Mulher desrespeita confinamento obrigatório em Mora. Surto já fez 46 infetados

António Pedro Santos / Lusa

Uma mulher, de 68 anos, residente em Mora, no distrito de Évora, onde um surto de covid-19 já infetou 46 pessoas, até esta terça-feira, foi identificada pela GNR por desrespeitar “a medida de confinamento obrigatório”.

O Comando Territorial de Évora da GNR, em comunicado enviado à agência Lusa, explicou que a mulher, de 68 anos, foi identificada por militares do Posto Territorial de Mora, na terça-feira.

Segundo a guarda, a mulher não respeitou “a medida de confinamento obrigatório que lhe foi decretada pela Autoridade de Saúde Pública”, devido ao surto da doença provocada pelo novo coronavírus.

A mulher “optou por se ausentar do seu domicílio, tendo sido identificada, encaminhada para a sua residência e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Évora”.

No comunicado, a guarda referiu que, “face ao aumento de novos casos de cidadãos que testaram positivo à covid-19” em Mora, “nos últimos dias”, os militares da GNR “realizaram uma ação de vigilância das pessoas que se encontram confinadas por ordem da Autoridade de Saúde”.

Esta terça-feira, o número de pessoas infetadas na vila alentejana subiu para 46, mais quatro do que na segunda-feira, disse à agência Lusa o presidente do município, Luís Simão.

Segundo o autarca, que citou dados das autoridades locais de saúde pública, cinco das pessoas infetadas, todos homens, estão internadas no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), três delas em cuidados intensivos.

A Câmara ativou o Plano Municipal de Emergência e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas. Com a população confinada em casa, por precaução, fecharam também cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Na segunda-feira, Luís Simão alegou que o surto pode ser um “caso de polícia”, afirmando que “tudo isto começou em contactos sociais e que o surto está instalado em mais de 20 famílias”.

O jornal local Notícias do Sorraia adiantou que o vírus terá chegado à vila através de um casal que tinha estado em Espanha. A mulher terá sentido sintomas da doença mas, mesmo assim, “terá tido diversos momentos de convívio com residentes da freguesia”. Se se confirmar, pode estar em causa um crime de propagação de doença, que pode ser punido com pena de prisão de um a cinco anos.

Na segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, declarou que o surto de Mora, que tem “mais de 300 pessoas potencialmente envolvidas”, pode ter um segundo foco em Ciborro.

Esta freguesia do concelho de Montemor-o-Novo já regista 24 infetados e, por precaução, fechou cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. A população também está confinada em casa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …