Surto de Legionella provoca dois mortos

Janice Haney Carr / CDC

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

O surto de infeção com a bactéria ‘Legionella’ no hospital São Francisco Xavier provocou dois mortos, um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde.

Uma mulher de 70 anos, internada no Hospital de Santa Maria, e um homem de 77 anos,  a receber tratamento num hospital privado, morreram esta segunda-feira, avançou a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas. Ambos estavam em unidades de cuidados intensivos e sofriam de outras doenças, especificou.

Segundo a diretora-geral de Saúde, neste momento existem 29 casos identificados. Além das duas vítimas mortais, há ainda três doentes em unidades de cuidados intensivos e no total estão internadas 26 pessoas, escreve o Diário de Notícias.

Ainda de acordo com Graça Freitas, os dados epidemiológicos indicam que o surto está na fase descendente.

A bactéria ‘legionella’ foi detetada, no sábado, no hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, tendo começado com apenas oito casos que foram aumentando com o tempo.

Este domingo, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, admitiu que “alguma coisa correu mal” neste caso, apesar de ter confiança de que “as melhores práticas foram seguidas”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este governo socialista consegue matar mais gente que um atentado islâmico !
    Já não bastavam os mais de 100 mortos nos incêndios, e continua o número a subir agora com uma ocorrência de Legionella. Adalberto Campos Fernandes, admitiu que “alguma coisa correu mal”. Pois foi… como nos incêndios.

    • Você tem todo o direito a exprimir a sua opinião, de acordo com a sua cor política ou outra tendência, mas agora culpar este governo pelo surto de legionela num hospital? Quem pretende você, desta vez, que seja demitido? O Ministro? O PM? O governo? Se ele disse que algo correu mal, com certeza estava a referir-se aos serviços hospitalares, mas como está na moda acusar o governo de tudo o que o Diabo não conseguiu atingir, fiquemos por aqui… (Disclaimer: não pertenço a nenhum rebanho partidário, mas existem certo tipo de comentários que já metem nojo)

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …