/

DGS confirma surto de covid-19 no Hospital de São José

Mário Cruz / Lusa

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou a existência de um surto no Hospital de São José, em Lisboa, assegurando que os doentes e profissionais estão a ser testados.

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, a diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou a existência de um surto “muito recente” no Hospital de São José, em Lisboa. “Estão a fazer-se feitos testes”, revelou a responsável, considerando que “ainda é precoce dizer o número de casos”.

Segundo Graça Freitas, os doentes e profissionais de saúde estão a ser testados e foram “retirados doentes das áreas consideradas afetadas”. O Correio da Manhã avança que pelo menos três doentes foram infetados nos serviços de Urologia e Cirurgia.

“Foi detetado um foco, estão a ser feitos testes e sabemos já que foram retirados os doentes das áreas consideradas afetadas. Todos os profissionais de saúde e doentes vão fazer testes”, afirmou a responsável durante a conferência de imprensa.

Sobre o surto que surgiu num lar de idosos em Reguengos de Monsaraz, e que já causou vários mortos, a diretora-geral da Saúde recusou a hipótese da cerca sanitária. Graça Freitas disse que atualmente há “um contexto diferente” sobre as cercas sanitárias que não existia no início da pandemia, quando se aplicou aquilo que se fazia “noutros séculos”.

“À medida que a epidemia foi evoluindo o que se tem feito são atuações muito mais viradas para o nível micro. Em vez de se afetar um território todo ir diretamente a áreas afetadas, com medidas de contenção à volta de focos da doença, mas que não carecem uma interrupção de uma área territorial”, acrescentou.

“Em Reguengos de Monsaraz foi identificado um foco num lar, que deu origem a vários clusters dentro do lar e também na população. Está circunscrito e a ser acompanhado”, rematou a diretora-Geral da Saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.