10 factos surpreendentes sobre a gravidez

Instinto, concentração e humor; mobilidade, varizes e secreções. Há mudanças profundas para a mulher – e não só no corpo.

Quem já passou ou está a passar por isso, sabe bem que a gravidez não é o “mar de rosas” que se anuncia por todo o lado.

Claro que é um período único, especial, inigualável; mas também é sinónimo de transformações e descobertas – nem todas são positivas.

Além disso, há aspectos que muitas vezes não são discutidos nos consultórios médicos, avisa o médico Peter Klemin.

O ginecologista-obstetra na Sanford Obstetrics and Gynecology partilhou 10 particularidades da gravidez que podem surpreender.

Instinto de “ninho”: muitas grávidas sentem um impulso forte para preparar a casa para a chegada do bebé. É finalmente a altura em que fazem mudanças na casa que estavam pendentes há anos, ou outras novas. Mas este comportamento, benéfico para a organização do lar, deve ser equilibrado para evitar excessos.

Dificuldades de concentração: o cansaço e as náuseas do primeiro trimestre afetam a capacidade de concentração e memória. Surgem mudanças hormonais e a preocupação com o bebé; mas pode ser suavizado com a organização de listas de tarefas e de compromissos.

Alterações de humor: semelhante à síndrome pré-menstrual, a gravidez pode intensificar oscilações de humor, especialmente nos primeiros e últimos trimestres. Cerca de 10% das grávidas passam por depressão; é importante estar atenta.

Mudanças no tamanho do soutien: o aumento dos níveis hormonais faz com que os seios cresçam desde o primeiro trimestre, podendo continuar a expandir-se ao longo da gravidez. O aumento da capacidade pulmonar também pode influenciar o tamanho do tórax.

Alterações na pele: o volume sanguíneo elevado e as mudanças hormonais podem causar variações na pele, incluindo manchas, linha nigra e aumento da oleosidade. A maioria destas alterações tende a regredir após o parto.

Crescimento de cabelo e unhas: a gravidez estimula o crescimento do cabelo e fortalecimento das unhas devido às alterações hormonais. Estas mudanças são geralmente temporárias.

Aumento do tamanho do calçado: a retenção de líquidos pode levar a um aumento no tamanho dos pés, necessitando, por vezes, de novos pares de sapatos.

Mobilidade das articulações: a hormona relaxina prepara a área pélvica e o colo do útero para o parto, aumentando a mobilidade das articulações e o risco de lesões.

Varizes, hemorroidas e obstipação: as alterações hormonais e o aumento do volume sanguíneo podem causar varizes e hemorroidas. Uma dieta rica em fibras e exercício regular podem prevenir a constipação e suas complicações.

Secreções corporais: nem todas as mulheres têm a bolsa amniótica rompida antes do início do trabalho de parto. Além do bebé, sangue e líquido amniótico podem ser expelidos durante o parto, além de outros sintomas como náuseas, vómitos, diarreia e flatulência.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.