Surfista português exporta escola de surf para Goa

iSURF Academy / Facebook

-

Um surfista português vai levar o ensino do surf a Goa, na Índia, instalando no antigo território ultramarino uma filial da escola que possui na Figueira da Foz.

Eurico Gonçalves, que foi campeão nacional de longboard em 2008 e que pratica surf há mais de 30 anos, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da modalidade naquele populoso país, mas onde apenas existem 150 surfistas registados.

“Em Goa, há duas ou três escolas de surf, embora trabalhem exclusivamente com turistas. A ideia é levar também o surf para os goeses“, disse Eurico Gonçalves à agência Lusa.

De acordo com o proprietário da iSurf Academy – escola fundada há cerca de três anos e localizada na praia do Cabedelo, na margem esquerda do rio Mondego – na Índia, o segundo país mais populoso do mundo, com 1,2 mil milhões de habitantes, o surf “não se nota, é residual”, frisou.

A opção pela antiga possessão portuguesa da costa ocidental indiana surgiu de um amigo de infância, residente em Goa, que desafiou Eurico Gonçalves a ali abrir a escola, durante cinco meses, coincidindo com o período mais quente daquele território, prévio à época das monções que se inicia em junho.

O surfista defende que com o desenvolvimento atual do surf em Portugal, com a multiplicação de escolas e novos praticantes da modalidade, a abertura, nos últimos anos, de pós-graduações em instituições de ensino superior e o número crescente de atletas que competem contra a elite mundial, o nosso país “está apto a exportar esse conhecimento acumulado” para países onde a modalidade é praticamente inexistente.

E Goa, sustentou Eurico Gonçalves, tem condições geográficas e características climáticas – ondas pequenas e a água quente do oceano Índico – que a tornam um destino “de excelência para o ensino” do surf, frisou. “O que se pode pedir de melhor?”, adiantou.

Perante o desafio de rumar à Índia, Eurico Gonçalves aceita como natural a troca das ondas grandes da costa atlântica – de que é adepto confesso – pela pequena ondulação que o espera em Goa.

“A minha relação com o mar foi sempre a de pegar naquilo que ele tem para me oferecer. Muito divertimento, muito conhecimento e Goa também tem ondas, tem ondas perfeitas, ondas pequenas, eu gosto de ondas grandes, mas as ondas pequenas também fazem parte [do surf]”, argumentou.

“Vou aproveitar para aprimorar a minha técnica em ondas pequeninas”, disse o surfista.

Após o regresso de Goa, Eurico Gonçalves pensa apostar noutros destinos para expandir a iSurf Academy, concretamente em África, em países de língua portuguesa como Moçambique, Angola ou São Tomé e Príncipe, revelou.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …