Um surfista de nacionalidade brasileira morreu esta quinta-feira na Praia do Norte, na Nazaré, quando se encontrava a praticar surf, informou a Capitania do Porto da Nazaré.
A vítima mortal, Márcio Freire, de 47 anos, “era um surfista experiente, de nacionalidade brasileira, que terá caído durante a prática do surf”, disse à agência Lusa o comandante da Capitania da Nazaré, Mário Lopes Figueiredo.
Segundo o capitão do Porto da Nazaré, no distrito de Leiria, o homem “foi rebocado para a praia por um colega numa mota de água, já em paragem cardiorrespiratória”, tendo sido socorrido de imediato na praia pelos nadadores-salvadores que integram o dispositivo de apoio ao surf rebocado e, de seguida, pelos tripulantes de uma ambulância do INEM, acionada para o local.
“Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, disse Mário Lopes Figueiredo, registando “a primeira morte ligada ao surf nas ondas grandes da Praia do Norte”.
O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
O alerta para o acidente foi dado às 16:16 e no local estiveram operacionais do INEM, dos Bombeiros das Nazaré e da Autoridade Marítima.
Segundo avançou o Expresso, Márcio Freire era natural da Bahia e era um ‘free surfer’ e não competia. O brasileiro terá sido dos primeiros a remar sem ajudas de jet-skis para a onda Jaws, na ilha havaiana de Maui.
A Globoesporte lembra-o como um dos ‘Mad Dogs‘, trio de surfistas brasileiros popularizados pela partilha da coragem em fazerem-se a ondas de 10, 15, 20 ou mais metros. Os outros são Danilo Couto e Yuri Soledade.