Supremo Tribunal deixa entrar em vigor parte do veto migratório de Trump

gageskidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Supremo Tribunal norte-americano concedeu finalmente uma vitória ao Presidente dos EUA sobre o seu veto migratório, deixando entrar em vigor algumas medidas.

Segundo a agência EFE, o Supremo Tribunal anunciou que vai decidir em outubro, no início do próximo mandato, a constitucionalidade do veto migratório assinado por Donald Trump. Até lá, o tribunal deixa algumas das medidas que constam do diploma entrarem parcialmente em vigor.

Desta forma, o já conhecido “travel ban”, que proíbe a entrada de migrantes e refugiados da Líbia, Irão, Somália, Sudão, Síria e Iémen, pode começar a atuar. No entanto, o Supremo Tribunal impôs uma exceção.

“A ordem executiva não pode ser aplicada a cidadãos estrangeiros que tenham uma reivindicação credível de um relacionamento de boa-fé com uma pessoa ou entidade nos EUA”, lê-se na decisão do tribunal, citado pela BBC.

Na prática, isto significa que a administração norte-americana não pode negar a entrada no país aos indivíduos que tenham laços ou ligações com cidadãos que já estão em território norte-americano.

Num comunicado emitido pela Casa Branca, Trump celebrou a decisão do Supremo, considerando que é “uma vitória clara para a segurança nacional”.

O veto migratório tinha sido bloqueado por magistrados do Havai e de Maryland.

A ordem executiva do presidente republicano foi assinada em janeiro deste ano e provocou uma grande onda de protestos por todo o país.

Em março, o presidente alterou a versão original e emitiu uma segunda ordem executiva, retirando o Iraque da lista negra.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …