Supremo Tribunal deixa entrar em vigor parte do veto migratório de Trump

gageskidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Supremo Tribunal norte-americano concedeu finalmente uma vitória ao Presidente dos EUA sobre o seu veto migratório, deixando entrar em vigor algumas medidas.

Segundo a agência EFE, o Supremo Tribunal anunciou que vai decidir em outubro, no início do próximo mandato, a constitucionalidade do veto migratório assinado por Donald Trump. Até lá, o tribunal deixa algumas das medidas que constam do diploma entrarem parcialmente em vigor.

Desta forma, o já conhecido “travel ban”, que proíbe a entrada de migrantes e refugiados da Líbia, Irão, Somália, Sudão, Síria e Iémen, pode começar a atuar. No entanto, o Supremo Tribunal impôs uma exceção.

“A ordem executiva não pode ser aplicada a cidadãos estrangeiros que tenham uma reivindicação credível de um relacionamento de boa-fé com uma pessoa ou entidade nos EUA”, lê-se na decisão do tribunal, citado pela BBC.

Na prática, isto significa que a administração norte-americana não pode negar a entrada no país aos indivíduos que tenham laços ou ligações com cidadãos que já estão em território norte-americano.

Num comunicado emitido pela Casa Branca, Trump celebrou a decisão do Supremo, considerando que é “uma vitória clara para a segurança nacional”.

O veto migratório tinha sido bloqueado por magistrados do Havai e de Maryland.

A ordem executiva do presidente republicano foi assinada em janeiro deste ano e provocou uma grande onda de protestos por todo o país.

Em março, o presidente alterou a versão original e emitiu uma segunda ordem executiva, retirando o Iraque da lista negra.

ZAP ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …