O Supremo Tribunal dos Estados Unidos suspendeu esta terça-feira um ambicioso programa de redução de emissões poluentes por centrais térmicas proposto pelo presidente norte-americano, Barack Obama.
A intervenção da mais alta instância judicial dos Estados Unidos foi requerida por 27 estados – a maioria governada pelo partido Republicano -, que contestam o programa de promoção de energias limpas assumido por Obama como um dos pilares da sua política de combate às alterações climáticas.
A decisão suspende a aplicação do Clean Power Plan (Plano da Eenergia Limpa), concebido pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos e que impõe às centrais elétricas reduções drásticas das emissões de dióxido de carbono (um dos principais agentes do efeito estufa), de 32% até 2030, em relação aos níveis de 2005.
Por cinco votos contra quatro, o Supremo norte-americano decidiu manifestar publicamente o seu desacordo com a decisão.
O retomar do Clean Power Plan fica agora dependente de uma vitória dos democratas nas Presidenciais de novembro deste ano, situação que lhes permitirá defender a regulamentação e alterá-la no que for necessário.
Caso os republicanos vençam as eleições, o diploma cai por terra, já que nenhum dos atuais candidatos republicanos defende o plano para combater as alterações climáticas – Donald Trump e Ted Cruz nem sequer acreditam que este seja um problema real.
ZAP
Estes gajos são completamente estúpidos, nomeadamente o Donald Trump e no Ted Cruz. Como é que é possível tanta ignorância?
Os americanos estão a pensar que serão eternos, estou a ver que quanto maior a riqueza maior a estupidez.