Supremacista branco entrega-se à polícia depois de ter incitado à violência em Charlottesville

(cv) CBS

Christopher Cantwell, que foi protagonista numa reportagem sobre a marcha que culminou na morte de uma mulher de 32 anos, enfrenta agora acusações de uso ilegal de gás pimenta e de “lesões corporais maliciosas”.

A propósito da marcha “Unite the Right”, que aconteceu a 12 de agosto, a Vice fez uma reportagem onde mostrava o antes e durante da manifestação organizada por neonazis e grupos de extrema-direita. Christopher Cantwell, um supremacista branco, foi o protagonista da reportagem.

À Vice confessou ser adepto de violência e manter-se sempre “o mais bem preparado possível” caso a ela tivesse de recorrer. Agora, Cantwell vê-se a braços com a justiça, depois de ter sido acusado de usar de forma ilegal gás pimenta e de cometer “lesões corporais maliciosas”.

Cantwell estava escondido desde 11 de agosto, após um tribunal ter emitido um mandado de captura contra si. O homem, natural do estado de New Hampshire, já assumiu publicamente que usou gás lacrimogéneo contra uma das pessoas que estavam a participar na contra manifestação, mas garante que o fez apenas em autodefesa.

Gritando slogans racistas e antissemitas, Cantwell e dezenas de outros neonazis, muitos deles armados, estiveram por trás de uma marcha na Universidade da Virgínia, convocada para impedir a remoção da estátua de Robert E. Lee, o general que liderou as forças pró-escravatura da Confederação durante a Guerra Civil Americana.

A marcha descambou em violência quando os elementos da extrema-direita entraram em confronto com grupos antirracistas que convocaram um contra protesto para o mesmo local, com um neonazi a atropelar dezenas de pessoas que estavam a participar nessa manifestação, provocando 19 feridos e um morto.

Na entrevista, Cantwell apresentou as suas visões antissemitas e xenófobas e defendeu a criação de um “etno Estado” americano, argumentando que é necessário recorrer à violência para travar o multiculturalismo.

Depois da marcha, publicou um vídeo no YouTube a 16 de agosto em que aparecia a chorar e a pedir ajuda para não ser capturado pela polícia. “Quero ser pacífico, quero respeitar as leis”, declara nessa gravação.

Esta quarta-feira, a polícia da Universidade da Virgínia confirmou que Cantwell se entregou e que está sob custódia à espera de julgamento. Antes disso, quando foi contactado pela Associated Press, Cantwell tinha admitido que usou gás pimenta contra um manifestante antirracista “porque a única outra opção era partir-lhe os dentes“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …