De volta às folhas. Supermercados asiáticos já usam embalagens orgânicas

Supermercados do Vietname e da Tailândia deram um passo na luta contra o plástico de uso único, substituindo os habituais sacos de plástico por folhas de bananeira como invólucros orgânicos para envolver e transportar alimentos. 

Tudo começou com uma publicação no Facebook, na qual era possível ver que folhas de bananeira estavam a ser utilizadas pelo supermercado Rimping, na cidade tailandesa de  Chiangmai, como substitutas dos sacos de plástico.

Vendo a aceitação e as reações positivas que a iniciativa gerou, lojas em Hanói e Ho Chi Minh City, no Vietname, adotaram a medida, replicando-a nos seus supermercados.

De acordo com o porta-voz do Lotte Market na cidade de Ho Chi Minh, o estabelecimento está apenas a fazer um teste, visando, no futuro, estender a iniciativa a todo o país. Segundo relatam os média locais, o supermercado também adotar as folhas de bananeira como embalagens orgânicas para carnes e legumes.

 

Segundo apurou uma investigação levada a cabo pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, datada de 2010, o Vietname é o quarto país que mais polui os oceanos com plásticos. No topo dos que mais poluem está a China, seguindo-se depois a Indonésia e a Filipinas. O Sri Lanka ocupa a 5.ª posição. A poluição dos mares é um problema crescente, que afeta diretamente a vida selvagem e os animais marinhos.

Também na Tailândia, a cadeia de supermercados Big C, sediada em Banguecoque, começou a introduzir sacos bio-degradáveis feitos a partir de milho.

Tal como nota a Russia Today, a luta contra os plásticos de uso único está também a ser travada por outros países asiáticos. A Coreia do Sul proibiu o uso de sacos e embalagens deste material. Por sua vez, Singapura lançou uma série de campanhas publicitárias para sensibilizar a população, tentando convencê-los a deixar de usar o plástico.

A China vetou o uso de sacos plásticos em 2008. Desde então, a circulação destes materiais caiu 66% no país, deixando 40.000 milhões de sacos fora da rota dos oceanos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …