//

Uma superlua ajudou a desencalhar o navio no Canal do Suez

3

Khaled Elfiqi / EPA

Canal de Suez, no Egito, bloqueado por navio de carga

A NASA revelou que a operação para desencalhar o navio que estava bloqueado no Canal do Suez, no Egipto, e que foi bem-sucedida esta segunda-feira, teve a ajuda de uma superlua.

O navio Ever Given, que estava a bloquear o Canal de Suez desde a semana passada, foi oficialmente desencalhado na tarde desta segunda-feira. Agora, a NASA revela que a operação teve uma pequena ajuda de uma superlua.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a chamada “worm moon” de domingo causou uma maré alta 46 centímetros acima do normal no dia seguinte, o que facilitou o processo de endireitar e desencalhar a embarcação.

Em declarações à cadeia televisiva CNN, o meteorologista Judson Jones explicou que, embora existam 12 a 13 luas cheias por ano, apenas seis a oito estão associadas a uma maré alta o suficiente para fazer aquilo que foi feito na segunda-feira (porque a lua está mais próxima da Terra durante essas luas cheias).

“Não é incomum que estas marés sejam 30 centímetros mais altas do que outras marés altas durante o ano, quando a lua está mais longe da Terra”, disse Jones, acrescentando: “Não há dúvida de que estas marés altas fizeram parte da estratégia para desalojar um navio tão grande.”

Segundo a cadeia televisiva norte-americana, essas seis a oito luas cheias são chamadas de superluas, uma vez que parecem maiores e mais brilhantes quando olhamos para elas no céu. A superlua de março foi a primeira do ano e deverá ser a quarta lua mais brilhante de 2021.

O Canal do Suez, no Egipto, é uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo e, devido ao encalhe do Ever Given, cerca de 400 navios aguardavam a passagem na via que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho.

ZAP //

3 Comments

  1. Uma lua cheia que provocou um aumento de uns centímetros num navio encalhado…
    essas luas que raramente aparecem, mas sabem quando acontecem…
    Nada foi ao acaso nem por acaso, o povo continua a dormir, mas também é a única coisa que nos resta, fazem e desfazem ainda lhe sobra tempo……

  2. O que aconteceu é o que acontece, todos os anos, nos equinócios de Março e Setembro, as marés com maior amplitude do ano, ou seja as marés equinociais e tem a ver com a distância a que a terra, no seu movimento de translação, se encontra do sol. O sol está no plano do equador e há um alinhamento entre os três astros: sol, terra e lua.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.