Uma superlua ajudou a desencalhar o navio no Canal do Suez

Khaled Elfiqi / EPA

Canal de Suez, no Egito, bloqueado por navio de carga

A NASA revelou que a operação para desencalhar o navio que estava bloqueado no Canal do Suez, no Egipto, e que foi bem-sucedida esta segunda-feira, teve a ajuda de uma superlua.

O navio Ever Given, que estava a bloquear o Canal de Suez desde a semana passada, foi oficialmente desencalhado na tarde desta segunda-feira. Agora, a NASA revela que a operação teve uma pequena ajuda de uma superlua.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a chamada “worm moon” de domingo causou uma maré alta 46 centímetros acima do normal no dia seguinte, o que facilitou o processo de endireitar e desencalhar a embarcação.

Em declarações à cadeia televisiva CNN, o meteorologista Judson Jones explicou que, embora existam 12 a 13 luas cheias por ano, apenas seis a oito estão associadas a uma maré alta o suficiente para fazer aquilo que foi feito na segunda-feira (porque a lua está mais próxima da Terra durante essas luas cheias).

“Não é incomum que estas marés sejam 30 centímetros mais altas do que outras marés altas durante o ano, quando a lua está mais longe da Terra”, disse Jones, acrescentando: “Não há dúvida de que estas marés altas fizeram parte da estratégia para desalojar um navio tão grande.”

Segundo a cadeia televisiva norte-americana, essas seis a oito luas cheias são chamadas de superluas, uma vez que parecem maiores e mais brilhantes quando olhamos para elas no céu. A superlua de março foi a primeira do ano e deverá ser a quarta lua mais brilhante de 2021.

O Canal do Suez, no Egipto, é uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo e, devido ao encalhe do Ever Given, cerca de 400 navios aguardavam a passagem na via que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma lua cheia que provocou um aumento de uns centímetros num navio encalhado…
    essas luas que raramente aparecem, mas sabem quando acontecem…
    Nada foi ao acaso nem por acaso, o povo continua a dormir, mas também é a única coisa que nos resta, fazem e desfazem ainda lhe sobra tempo……

  2. O que aconteceu é o que acontece, todos os anos, nos equinócios de Março e Setembro, as marés com maior amplitude do ano, ou seja as marés equinociais e tem a ver com a distância a que a terra, no seu movimento de translação, se encontra do sol. O sol está no plano do equador e há um alinhamento entre os três astros: sol, terra e lua.

RESPONDER

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …

"É o melhor depois de Napoleão." Para Cassano, Ronaldo não está entre os cinco melhores da história

O antigo jogador italiano António Cassano não coloca Cristiano Ronaldo no top cinco, depois de Jorge Mendes ter considerado o avançado português "o melhor da história".  Antonio Cassano, o antigo jogador italiano de 39 anos, foi …

O ministro das Finanças, João Leão

"Contas certas" de dentro para fora. Promessa feita a Bruxelas, no esboço orçamental para 2022

O Governo enviou um rascunho do Orçamento do Estado à Comissão Europeia, no qual sublinha a importância das "contas certas". O discurso das "contas certas" repete-se dentro e fora. Esta segunda-feira, o Executivo entregou em Bruxelas …