A NASA revelou que a operação para desencalhar o navio que estava bloqueado no Canal do Suez, no Egipto, e que foi bem-sucedida esta segunda-feira, teve a ajuda de uma superlua.
O navio Ever Given, que estava a bloquear o Canal de Suez desde a semana passada, foi oficialmente desencalhado na tarde desta segunda-feira. Agora, a NASA revela que a operação teve uma pequena ajuda de uma superlua.
De acordo com a agência espacial norte-americana, a chamada “worm moon” de domingo causou uma maré alta 46 centímetros acima do normal no dia seguinte, o que facilitou o processo de endireitar e desencalhar a embarcação.
Em declarações à cadeia televisiva CNN, o meteorologista Judson Jones explicou que, embora existam 12 a 13 luas cheias por ano, apenas seis a oito estão associadas a uma maré alta o suficiente para fazer aquilo que foi feito na segunda-feira (porque a lua está mais próxima da Terra durante essas luas cheias).
“Não é incomum que estas marés sejam 30 centímetros mais altas do que outras marés altas durante o ano, quando a lua está mais longe da Terra”, disse Jones, acrescentando: “Não há dúvida de que estas marés altas fizeram parte da estratégia para desalojar um navio tão grande.”
Segundo a cadeia televisiva norte-americana, essas seis a oito luas cheias são chamadas de superluas, uma vez que parecem maiores e mais brilhantes quando olhamos para elas no céu. A superlua de março foi a primeira do ano e deverá ser a quarta lua mais brilhante de 2021.
O Canal do Suez, no Egipto, é uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo e, devido ao encalhe do Ever Given, cerca de 400 navios aguardavam a passagem na via que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho.
Uma lua cheia que provocou um aumento de uns centímetros num navio encalhado…
essas luas que raramente aparecem, mas sabem quando acontecem…
Nada foi ao acaso nem por acaso, o povo continua a dormir, mas também é a única coisa que nos resta, fazem e desfazem ainda lhe sobra tempo……
O que aconteceu é o que acontece, todos os anos, nos equinócios de Março e Setembro, as marés com maior amplitude do ano, ou seja as marés equinociais e tem a ver com a distância a que a terra, no seu movimento de translação, se encontra do sol. O sol está no plano do equador e há um alinhamento entre os três astros: sol, terra e lua.
Está visto que a Maria percebe do Mar e da Terra 🙂