Uma superlua ajudou a desencalhar o navio no Canal do Suez

Khaled Elfiqi / EPA

Canal de Suez, no Egito, bloqueado por navio de carga

A NASA revelou que a operação para desencalhar o navio que estava bloqueado no Canal do Suez, no Egipto, e que foi bem-sucedida esta segunda-feira, teve a ajuda de uma superlua.

O navio Ever Given, que estava a bloquear o Canal de Suez desde a semana passada, foi oficialmente desencalhado na tarde desta segunda-feira. Agora, a NASA revela que a operação teve uma pequena ajuda de uma superlua.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a chamada “worm moon” de domingo causou uma maré alta 46 centímetros acima do normal no dia seguinte, o que facilitou o processo de endireitar e desencalhar a embarcação.



Em declarações à cadeia televisiva CNN, o meteorologista Judson Jones explicou que, embora existam 12 a 13 luas cheias por ano, apenas seis a oito estão associadas a uma maré alta o suficiente para fazer aquilo que foi feito na segunda-feira (porque a lua está mais próxima da Terra durante essas luas cheias).

“Não é incomum que estas marés sejam 30 centímetros mais altas do que outras marés altas durante o ano, quando a lua está mais longe da Terra”, disse Jones, acrescentando: “Não há dúvida de que estas marés altas fizeram parte da estratégia para desalojar um navio tão grande.”

Segundo a cadeia televisiva norte-americana, essas seis a oito luas cheias são chamadas de superluas, uma vez que parecem maiores e mais brilhantes quando olhamos para elas no céu. A superlua de março foi a primeira do ano e deverá ser a quarta lua mais brilhante de 2021.

O Canal do Suez, no Egipto, é uma das passagens marítimas mais movimentadas do mundo e, devido ao encalhe do Ever Given, cerca de 400 navios aguardavam a passagem na via que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma lua cheia que provocou um aumento de uns centímetros num navio encalhado…
    essas luas que raramente aparecem, mas sabem quando acontecem…
    Nada foi ao acaso nem por acaso, o povo continua a dormir, mas também é a única coisa que nos resta, fazem e desfazem ainda lhe sobra tempo……

  2. O que aconteceu é o que acontece, todos os anos, nos equinócios de Março e Setembro, as marés com maior amplitude do ano, ou seja as marés equinociais e tem a ver com a distância a que a terra, no seu movimento de translação, se encontra do sol. O sol está no plano do equador e há um alinhamento entre os três astros: sol, terra e lua.

RESPONDER

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …