Super telescópio europeu vai ter tecnologia portuguesa

ESO

Conceito artístico do European Extremely Large Telescope (E-ELT)

Conceito artístico do European Extremely Large Telescope (E-ELT)

A Critical Software e o ISQ venceram a corrida para a integração no desenvolvimento do European Extremely Large Telescope, com projetos a três anos que poderão ser estendidos até nove e dez anos, respetivamente. Os contratos preveem um encaixe de 1, 5 milhões de euros, sendo que a construção e montagem do E-ELT estão orçamentadas em mil milhões de euros.

O E-ELT será o telescópio óptico mais sofisticado do mundo, capaz de corrigir os efeitos da distorção atmosférica e produzir imagens 16 vezes mais nítidas do que o Telescópio Espacial Hubble.

A sua construção é da responsabilidade do Observatório Europeu do Sul, ESO, que irá iniciar a fase 1 já em janeiro de 2016.

Tanto a Critical Software, que desenvolve soluções de software, como o ISQ, que fornece serviços de inspeção, ensaio, engenharia, formação e consultoria técnica, ganharam os contratos após um processo de competição internacional.

“O sucesso da Critical Software e do ISQ demonstra a competitividade internacional da nossa indústria e o acompanhamento próximo da delegação portuguesa no ESO”, congratulou-se Pedro Carneiro, vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entidade que representa Portugal no Conselho do ESO.

No caso da Critical Software, o concurso recebeu 14 propostas de empresas provenientes de vários países – República Checa, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Chile – para serviços de validação e verificação independente de software.

As tarefas previstas no contrato incluem a análise de requisitos de software dos sistemas de controlo do telescópio e a preparação e execução de testes manuais e automáticos.

Já a proposta do ISQ foi a melhor classificada entre cinco avaliadas, submetidas por organizações congéneres de Espanha e da Alemanha.

O ISQ irá trabalhar na Garantia da Qualidade da construção e montagem (Quality Assurance/Quality Control) junto dos fabricantes das estruturas e dos sistemas mais críticos. Vai assegurar tarefas como a verificação de materiais, peças e produtos finais através de auditorias, vigilância, testes e inspeções independentes.

Ambas vão trabalhar nas fases de montagem, integração e verificação do E-ELT em vários países europeus, no Brasil e no local de construção (Cerro Amazones, no Chile).

O telescópio está a ser designado como “o maior olho virado para o céu do mundo” e terá capacidade de recolher 13 vezes mais radiação do que os maiores telescópios ópticos existentes, com um espelho principal de 39 metros de diâmetro.

Demorará 9 anos até ficar operacional, esperando-se as primeiras observações em 2024.

Paulo Chaves, responsável de negócio do ISQ, sublinha as “vantagens competitivas” que o projeto terá para o ISQ e refere ainda que estes contratos beneficiam a economia portuguesa em geral.

O diretor de desenvolvimento de negócio da Critical, Paulo Guedes, acrescenta que a empresa vai expandir as competências que detém para a área da engenharia industrial e para “o desenvolvimento de projetos de larga escala nas áreas das infraestruturas.”

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …