Super telescópio europeu vai ter tecnologia portuguesa

ESO

Conceito artístico do European Extremely Large Telescope (E-ELT)

Conceito artístico do European Extremely Large Telescope (E-ELT)

A Critical Software e o ISQ venceram a corrida para a integração no desenvolvimento do European Extremely Large Telescope, com projetos a três anos que poderão ser estendidos até nove e dez anos, respetivamente. Os contratos preveem um encaixe de 1, 5 milhões de euros, sendo que a construção e montagem do E-ELT estão orçamentadas em mil milhões de euros.

O E-ELT será o telescópio óptico mais sofisticado do mundo, capaz de corrigir os efeitos da distorção atmosférica e produzir imagens 16 vezes mais nítidas do que o Telescópio Espacial Hubble.

A sua construção é da responsabilidade do Observatório Europeu do Sul, ESO, que irá iniciar a fase 1 já em janeiro de 2016.

Tanto a Critical Software, que desenvolve soluções de software, como o ISQ, que fornece serviços de inspeção, ensaio, engenharia, formação e consultoria técnica, ganharam os contratos após um processo de competição internacional.

“O sucesso da Critical Software e do ISQ demonstra a competitividade internacional da nossa indústria e o acompanhamento próximo da delegação portuguesa no ESO”, congratulou-se Pedro Carneiro, vice-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entidade que representa Portugal no Conselho do ESO.

No caso da Critical Software, o concurso recebeu 14 propostas de empresas provenientes de vários países – República Checa, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e Chile – para serviços de validação e verificação independente de software.

As tarefas previstas no contrato incluem a análise de requisitos de software dos sistemas de controlo do telescópio e a preparação e execução de testes manuais e automáticos.

Já a proposta do ISQ foi a melhor classificada entre cinco avaliadas, submetidas por organizações congéneres de Espanha e da Alemanha.

O ISQ irá trabalhar na Garantia da Qualidade da construção e montagem (Quality Assurance/Quality Control) junto dos fabricantes das estruturas e dos sistemas mais críticos. Vai assegurar tarefas como a verificação de materiais, peças e produtos finais através de auditorias, vigilância, testes e inspeções independentes.

Ambas vão trabalhar nas fases de montagem, integração e verificação do E-ELT em vários países europeus, no Brasil e no local de construção (Cerro Amazones, no Chile).

O telescópio está a ser designado como “o maior olho virado para o céu do mundo” e terá capacidade de recolher 13 vezes mais radiação do que os maiores telescópios ópticos existentes, com um espelho principal de 39 metros de diâmetro.

Demorará 9 anos até ficar operacional, esperando-se as primeiras observações em 2024.

Paulo Chaves, responsável de negócio do ISQ, sublinha as “vantagens competitivas” que o projeto terá para o ISQ e refere ainda que estes contratos beneficiam a economia portuguesa em geral.

O diretor de desenvolvimento de negócio da Critical, Paulo Guedes, acrescenta que a empresa vai expandir as competências que detém para a área da engenharia industrial e para “o desenvolvimento de projetos de larga escala nas áreas das infraestruturas.”

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …