“Super-homem chinês” cai de um edifício e filma a própria morte

1

O “super-homem” Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China.

Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir um edifício com 62 andares em Changsha, a capital da província chinesa de Hunan.

O jovem, com mais de um milhão de seguidores na Weibo, exibia os seus vídeos de escaladas a arranha-céus na rede social chinesa. Wu não usava qualquer tipo de equipamento de segurança. Para a realização das escaladas, treinava artes marciais e planeava cada uma das suas aventuras ao pormenor.

Na altura, Wu estava a participar num desafio de rooftopping, a modalidade que praticava, que envolvia escalar prédios sem equipamento de proteção. Num concurso promovido por uma empresa chinesa não identificada, o jovem poderia ganhar o prémio de 12.800 euros, caso conseguisse alcançar o topo do prédio mais alto da cidade.

No vídeo divulgado, o “super-homem chinês” está já no topo do edifício e prepara-se para se pendurar com as mãos, para conseguir tirar uma selfie tão incrível quanto perigosa. Wu chega a perceber que não existem apoios de segurança para os pés, mas, ainda assim, continua e, depois de realizar algumas flexões para se sustentar, acaba por cair.

(dr) Wu Yongning / Weibo

O rooftopping não é necessariamente ilegal. Há muitas cidades que não têm leis próprias que restrinjam esta atividade. O que acontece é que, muitas vezes, os praticantes acabam por ser detidos por invasão de privacidade.

No entanto, há cada vez mais jovens a aderir à moda, que rende muitas visualizações, levando assim ao patrocínios de empresas desportivas.

Segundo o CanalTech, que avança com declarações de alguns familiares, Wu terá sido motivado por questões económicas. Com o dinheiro, pretendia ajudar a financiar o tratamento da mãe, que está doente, e o seu casamento. No dia seguinte à vitória do concurso, pretendia pedir a mão à namorada.

Os fãs de Wu Yongning suspeitaram que tivesse havido um acidente, dado que o jovem não publicou vídeos no mês de novembro. A sua morte ocorreu a 8 de novembro, mas a notícia só foi confirmada nos meios de comunicação chineses um mês depois.

Esta semana, o governo chinês divulgou ou comunicado nos jornais estatais sobre os perigos da prática do rooftopping, alertando os cidadãos e pedindo que não escalem os edifícios do país para fotografarem selfies, como Wu.

O ministério da tecnologia está também a trabalhar na produção de novas normas de vigilância para aplicativos de streaming ao vivo, usados pelos jovens fãs desta prática que, no entender do ministério, estariam a incentivá-los a procurarem por atividades perigosas em busca de visualizações e seguidores.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.