“Super-homem chinês” cai de um edifício e filma a própria morte

O “super-homem” Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China.

Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir um edifício com 62 andares em Changsha, a capital da província chinesa de Hunan.

O jovem, com mais de um milhão de seguidores na Weibo, exibia os seus vídeos de escaladas a arranha-céus na rede social chinesa. Wu não usava qualquer tipo de equipamento de segurança. Para a realização das escaladas, treinava artes marciais e planeava cada uma das suas aventuras ao pormenor.

Na altura, Wu estava a participar num desafio de rooftopping, a modalidade que praticava, que envolvia escalar prédios sem equipamento de proteção. Num concurso promovido por uma empresa chinesa não identificada, o jovem poderia ganhar o prémio de 12.800 euros, caso conseguisse alcançar o topo do prédio mais alto da cidade.

No vídeo divulgado, o “super-homem chinês” está já no topo do edifício e prepara-se para se pendurar com as mãos, para conseguir tirar uma selfie tão incrível quanto perigosa. Wu chega a perceber que não existem apoios de segurança para os pés, mas, ainda assim, continua e, depois de realizar algumas flexões para se sustentar, acaba por cair.

(dr) Wu Yongning / Weibo

O rooftopping não é necessariamente ilegal. Há muitas cidades que não têm leis próprias que restrinjam esta atividade. O que acontece é que, muitas vezes, os praticantes acabam por ser detidos por invasão de privacidade.

No entanto, há cada vez mais jovens a aderir à moda, que rende muitas visualizações, levando assim ao patrocínios de empresas desportivas.

Segundo o CanalTech, que avança com declarações de alguns familiares, Wu terá sido motivado por questões económicas. Com o dinheiro, pretendia ajudar a financiar o tratamento da mãe, que está doente, e o seu casamento. No dia seguinte à vitória do concurso, pretendia pedir a mão à namorada.

Os fãs de Wu Yongning suspeitaram que tivesse havido um acidente, dado que o jovem não publicou vídeos no mês de novembro. A sua morte ocorreu a 8 de novembro, mas a notícia só foi confirmada nos meios de comunicação chineses um mês depois.

Esta semana, o governo chinês divulgou ou comunicado nos jornais estatais sobre os perigos da prática do rooftopping, alertando os cidadãos e pedindo que não escalem os edifícios do país para fotografarem selfies, como Wu.

O ministério da tecnologia está também a trabalhar na produção de novas normas de vigilância para aplicativos de streaming ao vivo, usados pelos jovens fãs desta prática que, no entender do ministério, estariam a incentivá-los a procurarem por atividades perigosas em busca de visualizações e seguidores.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …