Super 9 Mobile Film Fest só premeia filmes realizados com telemóvel

DaveLawler / Flickr

-

O Super 9 Mobile Film Fest vai arrancar este sábado, data a partir da qual começa a ser possível enviar filmes realizados com telemóveis ou tablets com um máximo de cinco minutos.

Em declarações à Lusa, a organizadora Luísa Sequeira disse que já há alguns anos tinha pensado fazer um festival de cinema ao qual só pudessem concorrer obras realizadas com dispositivos móveis e decidiu que agora “era a altura certa para o fazer”.

O festival (que pode conhecer melhor em http://www.super9mobile.com/) vai ter um premiado por mês durante nove meses, com votos digitais do público, seguindo-se, no final do ano, a escolha do júri, que Luísa Sequeira diz ser a “grande vantagem do festival”, uma vez que, entre os nomes dos jurados, se encontram figuras como o produtor de Stanley Kubrick Jan Harlan e o ator e realizador Selton Mello.

O nome do festival é uma alusão direta ao Super 8, mesmo através do logótipo, recordando a organizadora que este “quando começou era um formato muito amador e agora já são filmes de culto”.

No caso do Super 9 Mobile Film Fest, que durará nove meses e com nove jurados, “o nove foi surgindo e fez sentido”.

A partir de 1 de março, o festival vai estar aberto a filmes internacionais sem tema definido, podendo participar obras de ficção, documentário, animação, experimentais e videoclips entre 30 segundos e cinco minutos.

No final do ano vai ser escolhido o grande vencedor do ano para o público, entre os que foram distinguidos mensalmente, e também será atribuído o grande prémio do júri.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …