A colecionar medalhas e inimigos, Sun Yang volta a ser alvo de protesto no Mundial de Gwangju

Esteban Biba / EPA

Sun Yang, medalha de ouro nos 200m livres do Rio 2016

Ao receber uma segunda medalha de ouro no Mundial de Desportos Aquáticos que decorrem em Gwangju, na Coreia do Sul, o chinês Sun Yang voltou a ser alvo de protestos de atletas.

Na noite de 4 para 5 de setembro, num período fora do quadro internacional de competições, Sun Yang chegou a casa e tinha uma brigada anti-doping à sua espera para fazer testes e recolher amostras. Segundo o Observador, das três pessoas presentes, apenas uma teria acreditação própria para o efeito.

Depois de ter falado com o seu treinador e com o seu advogado, o chinês foi encorajado a não assinar os papéis e a mãe, depois de ter ido buscar um martelo, destruiu os tubos, uma vez que nem tudo estaria conforme estipulado a nível de pedido de análises, dos técnicos e do próprio modus operandi.

Mas esta não foi a primeira vez que o desportista surgiu associado a um episódio envolvendo questões de doping. Em maio de 2014, Sun Yang foi suspenso por 90 dias pela Associação Chinesa de Natação depois de ter acusado um estimulante que entrara na lista de substâncias proibidas quatro meses antes apenas em períodos de competição.

O nadador justificou-se, dizendo que tinha sido um medicamento receitado por um médico para tratar as palpitações que sofre desde 2008 e, ao mesmo tempo, acrescentou não saber que era algo que entretanto tinha sido vetado.

Segundo o diário, surgiu uma guerra entre a WADA, Agência Mundial Antidopagem, e a CHINADA, Agência Chinesa Anti-Doping por causa da revelação tardia dos resultados e a sanção mínima que foi aplicada. No entanto, as suspeitas em torno do primeiro campeão olímpico chinês já têm mais tempo. Aliás, nos Jogos de 2012 já tinham sido faladas imprensa internacional.

Sun Yang já apresentou sinais de depressão e esteve, inclusive, evolvido noutras polémicas nas piscinas, nomeadamente em 2015 quando falhou a final dos 1.500 metros livres dos Mundiais de Kazan depois de ter tido um desentendimento com a nadadora brasileira Larissa Oliveira na zona de aquecimento, tendo mesmo tentado acertar com uma cotovelada na atleta.

Agora, nos Mundiais de Gwangju, o chinês fez história, mas também vestiu a capa de vilão. Conforme noticia o Observador, logo no primeiro dia, o desportista tornou-se o primeiro nadador de sempre a sagrar-se campeão na mesma distância em quatro edições consecutivas.

Quando saiu da piscina, só contou com a reação da claque chinesa. Logo depois, a festa acabou por ser abortada pela recusa de Mack Horton em entrar numa fotografia com os medalhados ao lado do vencedor e do italiano Gabrielle Deti, que ganhou o bronze. “Não quero partilhar o pódio com alguém que faz o que ele faz”, justificou.

Já na segunda final, dos 200 metros livres, o vencedor foi Danas Rapsys, mas acabou por ser desclassificado por falsa partida. Sun Yang conquistou assim mais uma medalha de ouro em Mundiais, a 11.ª entre 16 pódios conseguidos em Mundiais desde 2011.

No entanto, também Duncan Scott, britânico que acabou por subir ao pódio pelo “azar” de Rapsys, se recusou a surgir na fotografia com o vencedor. “És um perdedor, eu ganhei”, reagiu o nadador chinês.

Aos 27 anos, dentro e fora das piscinas, Sun Yang continua a ser notícia. O diário adianta que o jovem desportista tem ainda em curso um processo por ter destruído as amostras recolhidas em setembro do ano passado, depois do recurso apresentado pela Agência Mundial Antidopagem à decisão da Federação Internacional de Natação em fazer só uma advertência ao chinês pelo seu comportamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …