/

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e a maioria favorável à medida foi alcançada em todos os 26 cantões, ou estados da Suíça.

O parlamento suíço e o Conselho Federal, no governo, apoiaram a medida “Casamento para Todos”. A Suíça tem autorizado as uniões de facto entre pessoas do mesmo sexo, desde 2007.

Os apoiantes da medida disseram que esta vitória colocaria os parceiros do mesmo sexo em pé de igualdade com os casais heterossexuais, permitindo-lhes adotar filhos juntos e facilitaria a cidadania dos cônjuges do mesmo sexo. Permitiria também aos casais lésbicos utilizar a doação de esperma regulamentada.

Os opositores acreditam que a substituição das uniões civis por direitos matrimoniais plenos mina a família com base numa união entre um homem e uma mulher.

Este domingo, numa mesa de voto em Genebra, a eleitora Anna Leimgruber disse que votou “não” porque acreditava que “as crianças precisariam de ter um pai e uma mãe”. Já Nicolas Dzierlatka, que votou “sim”, disse que o que as crianças precisam é de amor.

“Penso que o que é importante para as crianças é que sejam amadas e respeitadas – e penso que há crianças que não são respeitadas ou amadas nos chamados casais ‘hetero'”, afirmou.

A campanha foi cheia de alegações de táticas injustas, com os lados contrários a decretarem a destruição de cartazes, linhas diretas LGBT a serem inundadas de queixas, ‘e-mails’ hostis, insultos gritados contra os ativistas e esforços para silenciar pontos de vista opostos.

// Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.