Suíça vai a votos (e são os cornos que estão em causa)

Este domingo, a Suíça vai votar em referendo. Em causa está se se devem garantir ou não subsídios aos agricultores que deixam os cornos das suas vacas e cabras crescer de forma natural.

A Suíça vai a votos. O referendo foi iniciado pelo criador Armin Capaul, de 66 anos. Segundo a revista Sábado, Capaul luta para conseguir dinheiro suficiente para cobrir os custos do espaço a mais que os animais com cornos precisam para pastar, quando comparados com o gado sem cornos.

“Devemos respeitar as vacas como elas são. Deixem-nas com os seus cornos. Ao olhar-se para elas, ficam de cabeça levantada e orgulhosas. Quando se removem os cornos, são infelizes”, lamentou Capaul, à Reuters.

As vacas são um símbolo incontornável do país. Cerca de três quartos destes animais, ou sofrem a remoção dos cornos ou são alvo de modificações genéticas nascendo sem eles. O suíço, que se descreve a si mesmo como um “rebelde”, acredita que os cornos ajudam os animais a comunicar.

Além disso, adianta Capaul, os animais precisam dos cornos também para manter a sua temperatura corporal. Estes dois motivos motivaram o suíço a pedir um subsídio anual de 190 francos suíços, cerca de 168 euros, por cada animal munido de cornos.

Segundo a agência noticiosa, os bezerros são sedados e a zona onde deveriam crescer os cornos é queimada com um ferro quente. Há muitos opositores a esta prática que devem votar a favor de Capaul este domingo. No entanto, apesar de os opositores alegarem que é doloroso e contra a Natureza, os apoiantes comparam a prática a castrar gatos e cães.

O Governo, por sua vez, afirma que os gastos com a medida são demasiado elevados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois agora querem pôr as vacas ao nível dos humanos com cornos invisíveis, deixem ao menos os animais fazerem gala do que possuem ou tratar-se-há de uma questão de inveja?.

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …