Suíça 3 – 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

Bozoglu Tolga / POOL

Group A: Suíça vs Turquia

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para saber se é um dos melhores terceiros posicionados.

Num jogo de golos de grande qualidade e muito disputado, Haris Seferovic, Xherdan Shaqiri (2) e İrfan Kahveci marcaram os golos.

Qualidade individual suíça faz a diferença

As duas equipas precisavam de marcar e ganhar e desde cedo partiram para o ataque, mas apesar de em termos estatísticos as coisas terem estado bem equilibradas na primeira parte, a melhor qualidade individual dos helvéticos veio ao de cima, com dois excelentes golos, o primeiro do benfiquista Seferovic, o segundo por Shaqiri, ambos remates muito colocados e de fora da área.

Com uma “montanha” para escalar, a Turquia partiu para cima dos suíços e marcou por Kahveci, em novo golo estupendo de fora da área, mas embalados no ataque, os turcos deram espaços na retaguarda e a Suíça aproveitou para causar muito perigo no contra-ataque, marcando de novo por Shaqiri e sentenciando a partida.

A Turquia não desistiu, mas a força anímica já não era a melhor. Estava consumado o adeus à prova.

Melhor jogador em campo

O irrequieto suíço nem sempre mostra nos clubes a tremenda qualidade que tem, mas na seleção, nos grandes eventos, é quase sempre figura de proa. Shaqiri foi o melhor em campo na vitória sobre a Turquia, com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.9, o mais alto no EURO a par de Gareth Bale ante… a Turquia.

O jogador do Liverpool bisou, foi o mais rematador, com sete remates, quatro enquadrados, fez dois passes para finalização, seis ofensivos valiosos e somou cinco acções com bola na área contrária. Não tivesse desperdiçado uma flagrante e teria, certamente, atingido nota máxima.

Destaques da Suíça

Haris Seferovic 8.4 – O atacante do Benfica abriu o livro, marcando um golo e sendo o melhor da primeira parte. Seferovic rematou cinco vezes, enquadrou três, somou seis ações com bola na área contrária e criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização.

Steven Zuber 7.4 – Ainda ninguém tinha feito três assistências neste EURO, mas o lateral-esquerdo suíço fez isso mesmo, em quatro passes para finalização, e ainda assinou quatro remates, dois enquadrados, somou nove ações com bola na área turca e completou quatro de cinco dribles.

Ricardo Rodríguez 6.5 – O central-esquerdo encostou muitas vezes ao flanco, para combinar com o lateral Zuber, e terminou com seis passes ofensivos valiosos, dois para finalização, e ainda registou quatro alívios.

Destaques da Turquia

Uğurcan Çakır 7.9 – O guardião turco teve mais trabalho do que certamente desejava e acabou por realizar sete defesas, seis a remates na sua grande área, dava a produtividade ofensiva contrária.

İrfan Kahveci 7.2 – O autor do único golo da Turquia no certame, e que golo, bola “na gaveta”. Destaque ainda para quatro passes para finalização.

Mert Müldür 7.0 – O lateral-esquerdo turco esteve em todas. Quatro remates, todos enquadrados, seis ações com bola na área contrária, quatro dribles completos em cinco, mais cinco ações defensivas no meio-campo contrário, quatro desarmes e três intercetações.

Resumo

ZAP // GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …