Substância que existe nos queijos prolonga a vida e previne o cancro

Um novo estudo sugere que pode haver uma forma bem simples de prolongar a vida e de reduzir o risco de sofrer de cancro do fígado – comer cogumelos, soja, queijos envelhecidos, grãos e nozes, e outros alimentos ricos em espermidina.

Em novembro passado, um grupo de cientistas europeus descobriu que um composto com o nome ‘espermidina’, existente nos queijos curados, ajuda as células a reparar partes danificadas e pode prolongar a vida.

Num estudo feito por cientistas austríacos em 2009, esta substância foi apresentada como a solução para alcançar a eterna juventude celular.

Agora, investigadores da Universidade Texas A&M descobriram que a ‘espermidina’ contida em alimentos como queijos envelhecidos, cogumelos, grãos e nozes, pode prolongar a vida e prevenir o cancro do fígado e a fibrose hepática, mesmo em pessoas predispostas a contrair essas doenças.

De acordo com o estudo publicado no jornal Cancer Research, a substância foi introduzida por via oral em ratos de laboratório, do início até ao fim da vida, e percebeu-se que viveram mais do que aqueles que não receberam a substância. O aumento foi até aos 25%.

“Nos seres humanos isso significa que, em vez de uma média de 81 anos, as pessoas podem passar dos 100 anos. É um aumento drástico”, afirma o pesquisador Leyuan Liu.

Além disso, as cobaias que receberam ‘espermidina’ tiveram menos cancro do fígado e fibrose hepática, mesmo quando tinham uma predisposição natural para essas doenças.

Os especialistas explicam, no entanto, que para conseguir esses resultados é preciso começar a ingerir a substância o mais cedo possível, de preferência logo que se começam a consumir alimentos sólidos.

Nas experiências feitas em animais de idade mais avançada, o aumento da longevidade foi de apenas 10%.

A equipa considera que os efeitos colaterais da ‘espermidina’ serão mínimos, uma vez que aquela é encontrada em alimentos e no próprio corpo humano, tendo sido detetada pela primeira vez no esperma humano, o que deu origem ao seu nome.

Os próximos passos passam por testar esse composto em seres humanos, para se certificar da sua eficácia e segurança.

Liu apresenta ainda uma outra ideia de uso para a ‘espermidina’. “Imagine se colocarmos espermidina nas garrafas de cerveja? Equilibraria o álcool e ajudaria a proteger o fígado”, conclui.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Notícia enviesada e falaciosa… enfim, o costume. Essa substancia, como referem, está em “cogumelos, soja, queijos envelhecidos, grãos e nozes” porquê focar só nos queijos ???… vistas curtas talvez…
    assim com os queijos, não vão viver mais tempo, porque morrem antes, por outras coisas, de AVCs, obesidade, doenças cardíacas, cancro ou osteoporose, que os queijos em consumo diário provocam.

  2. Parece-me a mim que uma vez que a substancia existe também no esperma humano, seria bem mais lógico e saudavel iniciar o movimento”bobó for life”. Os homens com certeza viverão mais devido à sua enorme felicidade e as mulheres são livres de esmifrar a espermidina que quiserem com o mesmo objectivo. Win win situation! 🙂

  3. Agora a interrogação “quer que engula ou deite fora?” deixou de fazer sentido. Toca a engolir tudinho…

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …