Substância que existe nos queijos prolonga a vida e previne o cancro

Um novo estudo sugere que pode haver uma forma bem simples de prolongar a vida e de reduzir o risco de sofrer de cancro do fígado – comer cogumelos, soja, queijos envelhecidos, grãos e nozes, e outros alimentos ricos em espermidina.

Em novembro passado, um grupo de cientistas europeus descobriu que um composto com o nome ‘espermidina’, existente nos queijos curados, ajuda as células a reparar partes danificadas e pode prolongar a vida.

Num estudo feito por cientistas austríacos em 2009, esta substância foi apresentada como a solução para alcançar a eterna juventude celular.

Agora, investigadores da Universidade Texas A&M descobriram que a ‘espermidina’ contida em alimentos como queijos envelhecidos, cogumelos, grãos e nozes, pode prolongar a vida e prevenir o cancro do fígado e a fibrose hepática, mesmo em pessoas predispostas a contrair essas doenças.

De acordo com o estudo publicado no jornal Cancer Research, a substância foi introduzida por via oral em ratos de laboratório, do início até ao fim da vida, e percebeu-se que viveram mais do que aqueles que não receberam a substância. O aumento foi até aos 25%.

“Nos seres humanos isso significa que, em vez de uma média de 81 anos, as pessoas podem passar dos 100 anos. É um aumento drástico”, afirma o pesquisador Leyuan Liu.

Além disso, as cobaias que receberam ‘espermidina’ tiveram menos cancro do fígado e fibrose hepática, mesmo quando tinham uma predisposição natural para essas doenças.

Os especialistas explicam, no entanto, que para conseguir esses resultados é preciso começar a ingerir a substância o mais cedo possível, de preferência logo que se começam a consumir alimentos sólidos.

Nas experiências feitas em animais de idade mais avançada, o aumento da longevidade foi de apenas 10%.

A equipa considera que os efeitos colaterais da ‘espermidina’ serão mínimos, uma vez que aquela é encontrada em alimentos e no próprio corpo humano, tendo sido detetada pela primeira vez no esperma humano, o que deu origem ao seu nome.

Os próximos passos passam por testar esse composto em seres humanos, para se certificar da sua eficácia e segurança.

Liu apresenta ainda uma outra ideia de uso para a ‘espermidina’. “Imagine se colocarmos espermidina nas garrafas de cerveja? Equilibraria o álcool e ajudaria a proteger o fígado”, conclui.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Notícia enviesada e falaciosa… enfim, o costume. Essa substancia, como referem, está em “cogumelos, soja, queijos envelhecidos, grãos e nozes” porquê focar só nos queijos ???… vistas curtas talvez…
    assim com os queijos, não vão viver mais tempo, porque morrem antes, por outras coisas, de AVCs, obesidade, doenças cardíacas, cancro ou osteoporose, que os queijos em consumo diário provocam.

  2. Parece-me a mim que uma vez que a substancia existe também no esperma humano, seria bem mais lógico e saudavel iniciar o movimento”bobó for life”. Os homens com certeza viverão mais devido à sua enorme felicidade e as mulheres são livres de esmifrar a espermidina que quiserem com o mesmo objectivo. Win win situation! 🙂

  3. Agora a interrogação “quer que engula ou deite fora?” deixou de fazer sentido. Toca a engolir tudinho…

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …