Forte subida dos Verdes e direita populista a manter liderança marcam legislativas na Suíça

De acordo com os resultados definitivos, os Verdes (esquerda) tornam-se na quarta força no Conselho nacional (Câmara baixa), à frente do Partido democrata-cristão (PDC, centro) e a um lugar do Partido Liberal-radical (PLR, direita).

Com estes resultados, aspiram em aceder pela primeira vez ao governo, onde todos os grandes partidos partilham os sete lugares de ministros de acordo com a designada fórmula “mágica”, informou a agência Lusa esta segunda-feira.

Após um escrutínio que se assemelha a “uma mudança tectónica (…) devemos poder discutir uma nova fórmula mágica”, declarou a presidente dos Verdes, Regula Ritz. Uma ideia de imediato apoiada pelos socialistas.

No total, os Verdes garantiram 28 lugares (13,2% e mais 17 deputados face às legislativas de 2015), no final de uma campanha muito marcada pela questão das alterações climáticas. Os Vert’libéraux (Verdes liberais, centro, e uma cisão dos Verdes) também aumentaram o seu grupo, passando de nove a 16 lugares (7,8% dos votos).

Os Verdes reclamaram a “realização urgente de uma cimeira nacional para o clima”. E para a Greenpeace “o resultado destas eleições fornece um mandato claro ao parlamento”.

Os apelos da jovem ativista ecologista Greta Thunberg tiveram um eco particular na Suíça, onde numerosas cidades e cantões proclamaram o “estado de emergência climática”, enquanto dezenas de milhares de pessoas participaram nas “greves pelo clima”. Em Berna, no final de setembro, juntaram-se 100 mil pessoas na iniciativa.

Nestas eleições estavam em disputa os 200 assentos no Conselho Nacional (Câmara baixa) e os 46 no Conselho dos Estados (Câmara alta), designados por um sistema maioritário a duas voltas. A data da segunda volta varia consoante os cantões.

Em constante progressão desde a década de 1990, os populistas de direita da União democrática do centro (UCD), cujos cartazes com traços xenófobos provocam polémicas sistemáticas, saíram enfraquecidos do escrutínio ao perderem 12 lugares, com 25,6% dos votos (um total de 54 lugares), contra 29,4% em 2015.

A UDC foi o único partido que denunciou “a histeria climática”, ao argumentarem que “o essencial antes de pretender salvar o planeta é salvar a soberania suíça”.

O Partido socialista (centro-esquerda, 39 lugares), os liberais-radicais (PLR, direita, 29 deputados) e os democratas-cristãos (PDC, centro, 25 assentos) estão todos em recuo eleitoral, informou a Lusa.

Em 11 de dezembro os eleitos da duas Câmaras parlamentares deverão designar os sete ministros do governo, cujas pastas serão repartidas entre os grandes partidos.

Desde 1959, os principais partidos do país – UDC, PS, PLR e PDC – partilham os sete postos ministeriais do governo de acordo com o sistema designado “fórmula mágica”. Atualmente, a UDC, PE e PLR dispõem de dois ministros, e o sétimo ministério está atribuído ao PDC.

Na perspetiva do presidente do Partido socialista, Christian Levrat, “não é razoável que o Conselho federal [governo] esteja neste momento mais à direita que o parlamento”.

Mas pelo facto de os dois partidos ecologistas se posicionarem em espectros políticos opostos, não é provável que se aliem em dezembro durante as eleições dos ministros, indica a agência noticiosa AFP.

Para ser eleito ministro, é necessário contar com o apoio da Câmara alta, onde os Verdes liberais estão ausentes. Os Verdes apenas dispõem de um lugar, uma presença insuficiente para tentar garantir um lugar ministeriável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …