“Stretch”. Boston Dynamics apresenta novo robô projetado para mover caixas em armazéns

A empresa norte-americana Boston Dynamics, conhecida pelo seu cão-robô Spot, apresentou um novo robô projetado para movimentar caixas em armazéns.

Chamado Stretch, o robô possui uma base móvel quadrada com um conjunto de rodas, um “mastro de perceção” com câmaras e outros sensores, e um enorme braço robótico com sete graus de liberdade e uma matriz de ventosas na extremidade que consegue agarrar e mover caixas de até 23 quilogramas de peso.

De acordo com o The Verge, o que liga Stretch a outras máquinas da Boston Dynamics é o foco na mobilidade.

Normalmente, quando um equipamento de automação é instalado em depósitos, o sistema é aparafusado num local com um fluxo de trabalho modelado em torno dele. Já o Stretch é projetado para se mover em qualquer local de trabalho onde possa ser útil para carregar ou descarregar mercadorias.

“Isto é o que é empolgante sobre este sistema: pode fornecer automação para ambientes que não têm infraestruturas de automação”, disse Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics. “Pode pegar nesse recurso e movê-lo para a parte de trás do caminão, pode movê-lo para os corredores, pode movê-lo ao lado dos seus transportadores. Tudo depende de qual é o problema do dia“.

Cerca de 80% dos armazéns do mundo não possuem nenhum equipamento de automação, o que dá à empresa um mercado acessível de tamanho considerável. Isto vai permitir que a Boston Dynamics chegue a clientes que, de outra forma, evitariam a automação por ser muito cara ou demorada para integrar.

Contudo, o Stretch ainda não tem uma etiqueta de preço.

A Boston Dynamics tem mostrado interesse no espaço logístico desde 2019, quando adquiriu a Kinema Systems, uma empresa que fabrica software de visão de máquina para robôs em armazéns.

Em seguida, projetou um robô com rodas chamado Handle, que conseguia mover caixas usando um braço robótico, equilibrando-se com um enorme contrapeso oscilante como uma cauda. Segundo Perry, Handle tinha “a pegada certa e o alcance certo” para armazéns, mas não conseguia trabalhar suficientemente rápido.

O braço do robô está diretamente ligado ao seu corpo principal, o que significa que toda a máquina tinha de se mover com cada carga. Já braço de Stretch gira livremente graças a alguns contrapesos inteligentes escondidos dentro da sua base quadrada.

“Esse é realmente o ingrediente secreto”, afirmou Perry. “Essa base consegue suportar a força de inércia do braço mais a caixa a balançar com um peso rápido, sem ter de contar com uma placa de aço de vários milhares de quilos aparafusada ao chão”.

A linhagem de Stretch pode ser rastreada até o robô Atlas de duas pernas da Boston Dynamics, que consegue equilibrar o seu peso de forma tão suave que consegue correr, saltar e dar cambalhotas.

Segundo a empresa, o Stretch consegue mover até 800 caixas por hora, uma taxa de produção comparável à de um funcionário humano. Com baterias de alta capacidade, o robô pode operar durante oito horas antes de precisar de ser recarregado.

A Boston Dynamics afirma ainda que o robô pode ser operado por qualquer pessoa com apenas algumas horas de treino e que a sua base móvel permite que se encaixe em espaços projetados para humanos.

A empresa está agora à procura de clientes para fazer o teste-piloto do Stretch e tem como objetivo a implantação comercial em 2022.

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …