/

“Stretch”. Boston Dynamics apresenta novo robô projetado para mover caixas em armazéns

A empresa norte-americana Boston Dynamics, conhecida pelo seu cão-robô Spot, apresentou um novo robô projetado para movimentar caixas em armazéns.

Chamado Stretch, o robô possui uma base móvel quadrada com um conjunto de rodas, um “mastro de perceção” com câmaras e outros sensores, e um enorme braço robótico com sete graus de liberdade e uma matriz de ventosas na extremidade que consegue agarrar e mover caixas de até 23 quilogramas de peso.

De acordo com o The Verge, o que liga Stretch a outras máquinas da Boston Dynamics é o foco na mobilidade.

Normalmente, quando um equipamento de automação é instalado em depósitos, o sistema é aparafusado num local com um fluxo de trabalho modelado em torno dele. Já o Stretch é projetado para se mover em qualquer local de trabalho onde possa ser útil para carregar ou descarregar mercadorias.

“Isto é o que é empolgante sobre este sistema: pode fornecer automação para ambientes que não têm infraestruturas de automação”, disse Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boston Dynamics. “Pode pegar nesse recurso e movê-lo para a parte de trás do caminão, pode movê-lo para os corredores, pode movê-lo ao lado dos seus transportadores. Tudo depende de qual é o problema do dia“.

Cerca de 80% dos armazéns do mundo não possuem nenhum equipamento de automação, o que dá à empresa um mercado acessível de tamanho considerável. Isto vai permitir que a Boston Dynamics chegue a clientes que, de outra forma, evitariam a automação por ser muito cara ou demorada para integrar.

Contudo, o Stretch ainda não tem uma etiqueta de preço.

A Boston Dynamics tem mostrado interesse no espaço logístico desde 2019, quando adquiriu a Kinema Systems, uma empresa que fabrica software de visão de máquina para robôs em armazéns.

Em seguida, projetou um robô com rodas chamado Handle, que conseguia mover caixas usando um braço robótico, equilibrando-se com um enorme contrapeso oscilante como uma cauda. Segundo Perry, Handle tinha “a pegada certa e o alcance certo” para armazéns, mas não conseguia trabalhar suficientemente rápido.

O braço do robô está diretamente ligado ao seu corpo principal, o que significa que toda a máquina tinha de se mover com cada carga. Já braço de Stretch gira livremente graças a alguns contrapesos inteligentes escondidos dentro da sua base quadrada.

“Esse é realmente o ingrediente secreto”, afirmou Perry. “Essa base consegue suportar a força de inércia do braço mais a caixa a balançar com um peso rápido, sem ter de contar com uma placa de aço de vários milhares de quilos aparafusada ao chão”.

A linhagem de Stretch pode ser rastreada até o robô Atlas de duas pernas da Boston Dynamics, que consegue equilibrar o seu peso de forma tão suave que consegue correr, saltar e dar cambalhotas.

Segundo a empresa, o Stretch consegue mover até 800 caixas por hora, uma taxa de produção comparável à de um funcionário humano. Com baterias de alta capacidade, o robô pode operar durante oito horas antes de precisar de ser recarregado.

A Boston Dynamics afirma ainda que o robô pode ser operado por qualquer pessoa com apenas algumas horas de treino e que a sua base móvel permite que se encaixe em espaços projetados para humanos.

A empresa está agora à procura de clientes para fazer o teste-piloto do Stretch e tem como objetivo a implantação comercial em 2022.

Maria Campos, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.