/

O stress não tira o apetite mas pode arruinar os benefícios da dieta

Seguir uma dieta equilibrada, variada e saudável é a escolha de grande parte das pessoas que querem ter mais saúde e energia. Contudo, de nada importa comer bem quando não se consegue lidar com o stress.

Depois de uma equipa de investigadores austríacos ter conseguido reunir provas para deitar por terra a teoria que defende que as pessoas que não sabem lidar com o stress acabam por se refugiar na comida, revelando que o stress, afinal, consegue mesmo tirar o apetite e fazer com que as pessoas comam menos, um estudo do Centro Médico do Estado do Ohio (nos Estados Unidos) afirma que o stress consegue arruinar todo e qualquer benefício de uma dieta saudável.

Na prática, explica a FOX News, os cientistas concluíram que o stress ativa de forma tão intensa os marcadores inflamatórios do organismo que os benefícios de comer bem deixam de existir, subindo, assim, o risco de a pessoa ‘saudável’ ter problemas de coração, diabetes ou artrite reumática.

Para o estudo, publicado na Molecular Psychiatry, os investigadores contaram com o apoio de 38 mulheres sobreviventes de cancro da mama e 20 mulheres saudáveis, que foram convidadas a fazer refeições saudáveis e não saudáveis e a revelarem, em questionário, se estavam ou não sob stress.

Os níveis de pressão arterial foram também analisados, assim como os marcadores inflamatórios, tudo através de análises sanguíneas.

Assim que todos os dados foram cruzados, os investigadores concluíram que estar stressado cancela os benefícios associados, por exemplo, à escolha de gorduras saudáveis em detrimento das gorduras saturadas.

Além disso, descobriu-se que quanto maior for o período de stress, maior é a probabilidade dos benefícios da deita saudável serem arruinados e maior ainda é o risco de doenças, uma situação que se torna ainda mais grave no caso da dieta não saudável – que com ou sem stress é sempre um risco para a saúde.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.