O stress e a tristeza por si só não matam ninguém

Tristeza ou stress não aumentam o risco de morte, de acordo com um estudo coordenado pela Universidade de Oxford em colaboração com a organização Cancer Research.

Analisando os hábitos de mais de um milhão de mulheres britânicas de mais de 50 anos ao longo de uma década, os investigadores contradizem o argumento de trabalhos anteriores de que ser infeliz faz mal à saúde.

O estudo de Oxford, publicado na Lancet, alega que os estudos anteriores confundiram causa e efeito, ao sugerirem que o grau de felicidade das pessoas poderia ajudar a prever a duração das suas vidas e que as alterações em hormonas de stress ou no sistema imunitário aumentam o risco de morte.

A equipa de investigadores britânicos e australianos argumenta ainda que houve falhas ao analisar a chamada causalidade reversa – as pessoas doentes tornam-se infelizes.

As participantes neste Million Women Study (“Estudo do Milhão de Mulheres”) tiveram que avaliar regularmente a sua saúde, e níveis de felicidade e de stress.

Os resultados mostraram que as diferenças de estados de espírito não tiveram impacto nenhum nas probabilidades de morte durante o estudo, com fatores como a saúde e o tabagismo a serem levados em conta.

As doenças deixam as pessoas infelizes, mas a infelicidade por si só não deixa ninguém doente. Não encontramos efeitos diretos da infelicidade ou do stress na mortalidade, mesmo neste estudo de dez anos com um milhão de mulheres”, explica Bette Liu, uma das investigadoras envolvidas no projeto.

Richard Peto, co-autor do estudo, disse que as pessoas que fumam socialmente tinham o dobro de hipóteses de morrer durante o estudo, um prognóstico que cresceu para três vezes no caso do tabagismo regular – a felicidade, contudo, foi um fator “irrelevante”.

Peto alerta que este “mito” pode estar demasiado enraizado na percepção pública. “As pessoas vão continuar a acreditar que o stress provoca ataques cardíacos. Não é verdade, mas é conveniente“, afirma Peto.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público: "abate" de ciganos não é crime, é "opinião"

O presidente da Associação de Solidariedade Social com a Comunidade Cigana e Minorias Étnicas do Médio Tejo, Almerindo Lima, pergunta-se quando é que um comentário é, afinal, considerado racista pelo Ministério Público. "Cigano[s] para mim eram …

Golas antifumo levam a buscas da PJ na Proteção Civil e no MAI

Após o inquérito aberto pelo Ministério Público em julho, estão, esta manhã de quarta-feira, a ser feitas buscas na Proteção Civil e no Ministério da Administração Interna devido à compra das golas antifumo. A Polícia Judiciária …

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …