Steven Pruitt é o rei não oficial da Wikipédia

Até pode nem pensar nesta questão, mas por cada artigo da Wikipédia que leu sobre figuras históricas ou cadeias de fast food extintas, há um escritor por trás. E há uma grande probabilidade de esse escritor ser Steven Pruitt. 

Steven Pruitt vive no estado norte-americano de Virgínia e escreveu mais de 35 mil artigos na Wikipédia nos últimos 13 anos. Na prática, isto significa que ajudou a moldar um terço de todo o conteúdo inglês daquele site, avança a CBS News.

Em 2017, a revista TIME elegeu Pruitt como uma das 25 pessoas mais influentes da Internet. No entanto, já antes desse ano, Pruitt escrevia para o site, sob o nome Ser Amantio Di Nicolao.

O seu primeiro artigo foi escrito quando andava na Faculdade William & Mary, a estudar história de arte: a biografia de Peter Francisco, um sargento da Guerra Revolucionária Americana, que era também tetravô de Pruitt. Aliás, a sua formação influencia muitos dos temas dos seus artigos.

Atualmente, Steven Pruitt dedica três horas por dia a pesquisar, escrever e editar artigos para a Wikipédia, mas, segundo o MentalFloss, não recebe qualquer compensação pelo seu trabalho – todas os fins de semana e noites mal dormidas são estritamente voluntários. Duarte o dia, Pruitt trabalha na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, em Washington.

O trabalho de Steven Pruitt é notável, não só pelo tempo que dedica sem receber nada em troca, como pelo número de artigos que produz. Além disso, destaca-se pelo tipo de conteúdo que, por decisão própria, decidiu destacar.

Depois de saber que apenas 15% dos artigos biográficos da Wikipédia eram sobre mulheres, o norte-americano trabalhou arduamente para corrigir esse desiquilíbrio e escreveu centenas de artigos sobre mulheres influentes. Resultado: o número subiu para 17,6% em apenas dois anos.

Dúvidas não restam: o rei não oficial da Wikipédia trabalha por amor à camisola.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …