Steven Pruitt é o rei não oficial da Wikipédia

Até pode nem pensar nesta questão, mas por cada artigo da Wikipédia que leu sobre figuras históricas ou cadeias de fast food extintas, há um escritor por trás. E há uma grande probabilidade de esse escritor ser Steven Pruitt. 

Steven Pruitt vive no estado norte-americano de Virgínia e escreveu mais de 35 mil artigos na Wikipédia nos últimos 13 anos. Na prática, isto significa que ajudou a moldar um terço de todo o conteúdo inglês daquele site, avança a CBS News.

Em 2017, a revista TIME elegeu Pruitt como uma das 25 pessoas mais influentes da Internet. No entanto, já antes desse ano, Pruitt escrevia para o site, sob o nome Ser Amantio Di Nicolao.

O seu primeiro artigo foi escrito quando andava na Faculdade William & Mary, a estudar história de arte: a biografia de Peter Francisco, um sargento da Guerra Revolucionária Americana, que era também tetravô de Pruitt. Aliás, a sua formação influencia muitos dos temas dos seus artigos.

Atualmente, Steven Pruitt dedica três horas por dia a pesquisar, escrever e editar artigos para a Wikipédia, mas, segundo o MentalFloss, não recebe qualquer compensação pelo seu trabalho – todas os fins de semana e noites mal dormidas são estritamente voluntários. Duarte o dia, Pruitt trabalha na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, em Washington.

O trabalho de Steven Pruitt é notável, não só pelo tempo que dedica sem receber nada em troca, como pelo número de artigos que produz. Além disso, destaca-se pelo tipo de conteúdo que, por decisão própria, decidiu destacar.

Depois de saber que apenas 15% dos artigos biográficos da Wikipédia eram sobre mulheres, o norte-americano trabalhou arduamente para corrigir esse desiquilíbrio e escreveu centenas de artigos sobre mulheres influentes. Resultado: o número subiu para 17,6% em apenas dois anos.

Dúvidas não restam: o rei não oficial da Wikipédia trabalha por amor à camisola.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …