Steven Pruitt é o rei não oficial da Wikipédia

Até pode nem pensar nesta questão, mas por cada artigo da Wikipédia que leu sobre figuras históricas ou cadeias de fast food extintas, há um escritor por trás. E há uma grande probabilidade de esse escritor ser Steven Pruitt. 

Steven Pruitt vive no estado norte-americano de Virgínia e escreveu mais de 35 mil artigos na Wikipédia nos últimos 13 anos. Na prática, isto significa que ajudou a moldar um terço de todo o conteúdo inglês daquele site, avança a CBS News.

Em 2017, a revista TIME elegeu Pruitt como uma das 25 pessoas mais influentes da Internet. No entanto, já antes desse ano, Pruitt escrevia para o site, sob o nome Ser Amantio Di Nicolao.

O seu primeiro artigo foi escrito quando andava na Faculdade William & Mary, a estudar história de arte: a biografia de Peter Francisco, um sargento da Guerra Revolucionária Americana, que era também tetravô de Pruitt. Aliás, a sua formação influencia muitos dos temas dos seus artigos.

Atualmente, Steven Pruitt dedica três horas por dia a pesquisar, escrever e editar artigos para a Wikipédia, mas, segundo o MentalFloss, não recebe qualquer compensação pelo seu trabalho – todas os fins de semana e noites mal dormidas são estritamente voluntários. Duarte o dia, Pruitt trabalha na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, em Washington.

O trabalho de Steven Pruitt é notável, não só pelo tempo que dedica sem receber nada em troca, como pelo número de artigos que produz. Além disso, destaca-se pelo tipo de conteúdo que, por decisão própria, decidiu destacar.

Depois de saber que apenas 15% dos artigos biográficos da Wikipédia eram sobre mulheres, o norte-americano trabalhou arduamente para corrigir esse desiquilíbrio e escreveu centenas de artigos sobre mulheres influentes. Resultado: o número subiu para 17,6% em apenas dois anos.

Dúvidas não restam: o rei não oficial da Wikipédia trabalha por amor à camisola.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …