Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

Matthew Yohe / Wiklmedia

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990.

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo o mundo, obrigou as pessoas a adaptar as suas vidas, incluindo a forma como trabalham – exercer a funções à distância passou, para muitos, de ser a exceção para ser a regra.

O norte-americano Steve Jobs dizia, já há 30 anos, acreditar neste modelo de trabalho que, na sua opinião, garante igualmente a eficiência dos trabalhadores.

“Estamos a descobrir que podemos reorganizar as nossas empresas de forma eletrónica e rapidamente e este é o único tipo de organização que pode começar a acompanhar as mudanças nas condições de trabalho”, disse o fundador da gigante eletrónica Apple em meados de 1990, numa entrevista com o jornalista Jon Erlichman.

Na época, contou Jobs, observava-se já que algumas empresas estavam a crescer de forma muito rápida todos os anos, sendo notório que muitos fatores inerentes às empresas não eram capazes de acompanhar tudo o que estava a acontecer.

“Não podemos ter uma pessoa a trabalhar para um novo chefe todas as semanas. Também não podemos mudar a nossa organização geográfica rapidamente (…) Não podemos deslocar pessoas pelo país todas as semanas. Mas podemos mudar uma organização eletrónica neste sentido”, disse, citado pelo portal de tecnologia CanalTech, referindo-se às mudanças em curso no seio de algumas empresas.

Na mesma entrevista, Jobs contou ao jornalista que uma mudança estava já a ocorrer nos computadores, que podiam conectar-se a outros atarvés de redes sofisticadas e boas interfaces de utilizadores, o que tornaria possível criar grupos de pessoas que executam um trabalho comum mesmo que à distância.

“Estas pessoas poderiam trabalhar articuladamente e forma eficiente independemente do lugar geográifco onde se encontram”, considerou.

Em 1990, apenas 0,5% dos computadores do mundo estavam ligados à Internet.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …

Os peixes-elefante também fazem pausas antes de partilhar algo importante

Cientistas descobriram que os peixes-elefante também fazem pausas quando querem passar uma informação importante a quem os está a ouvir. Por vezes, fazer uma pausa antes de dizer alguma coisa importante pode ser uma boa estratégia …

Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje o presidente Fernando Medina terá de se demitir, caso se confirme que a autarquia enviou para a Rússia dados de três pessoas que …

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …

Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival. Apesar de ser apenas …

"Vitória histórica". Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para moda

Israel proibiu hoje por decreto ministerial o comércio de peles de animais para a moda, tornando-se no primeiro país a aprovar essa estrita legislação, anunciou o Ministério do Ambiente. “O comércio de peles de animais, importação …