Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

Matthew Yohe / Wiklmedia

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990.

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo o mundo, obrigou as pessoas a adaptar as suas vidas, incluindo a forma como trabalham – exercer a funções à distância passou, para muitos, de ser a exceção para ser a regra.

O norte-americano Steve Jobs dizia, já há 30 anos, acreditar neste modelo de trabalho que, na sua opinião, garante igualmente a eficiência dos trabalhadores.

“Estamos a descobrir que podemos reorganizar as nossas empresas de forma eletrónica e rapidamente e este é o único tipo de organização que pode começar a acompanhar as mudanças nas condições de trabalho”, disse o fundador da gigante eletrónica Apple em meados de 1990, numa entrevista com o jornalista Jon Erlichman.

Na época, contou Jobs, observava-se já que algumas empresas estavam a crescer de forma muito rápida todos os anos, sendo notório que muitos fatores inerentes às empresas não eram capazes de acompanhar tudo o que estava a acontecer.

“Não podemos ter uma pessoa a trabalhar para um novo chefe todas as semanas. Também não podemos mudar a nossa organização geográfica rapidamente (…) Não podemos deslocar pessoas pelo país todas as semanas. Mas podemos mudar uma organização eletrónica neste sentido”, disse, citado pelo portal de tecnologia CanalTech, referindo-se às mudanças em curso no seio de algumas empresas.

Na mesma entrevista, Jobs contou ao jornalista que uma mudança estava já a ocorrer nos computadores, que podiam conectar-se a outros atarvés de redes sofisticadas e boas interfaces de utilizadores, o que tornaria possível criar grupos de pessoas que executam um trabalho comum mesmo que à distância.

“Estas pessoas poderiam trabalhar articuladamente e forma eficiente independemente do lugar geográifco onde se encontram”, considerou.

Em 1990, apenas 0,5% dos computadores do mundo estavam ligados à Internet.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …

DGS cedeu aos cientistas dados incompletos, com erros graves e até homens grávidos

Os dados de vigilância epidemiológica da Covid-19 cedidos pela Direção-Geral da Saúde aos cientistas contêm "dados com caráter provisório", que "poderão ser ainda alvo de validação” e com erros graves - entre os quais falhas …