Stephen Hawking diz que temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer

NASA

O físico Stephen Hawking

O astrofísico britânico Stephen Hawking

A humanidade enfrenta várias ameaças, e, segundo o famoso astrofísico britânico Stephen Hawking, vários cenários podem levar ao desaparecimento da espécie humana – tais como epidemias, as alterações climáticas e o excesso de população.

Segundo Stephen Hawking, é preciso proceder à evacuação da população humana sem qualquer demora, porque dentro de 100 anos vai ser tarde demais…

O famoso astrofísico participa num novo documentário do canal televisivo britânico BBC, “Stephen Hawking: Expedition New Earth“, dedicado à colonização de outros planetas pela humanidade, que será realizado nos próximos meses.

Segundo diz Hawking, a humanidade deve abandonar o planeta o mais rapidamente possível e colonizar o espaço nos próximos 100 anos, porque a Terra ficará brevemente ameaçada de extinção total. O astrofísico afirma que são os planetas e os satélites no nosso Sistema Solar que devem ser colonizados primeiro.

Segundo o astrofísico, este é o único caminho para salvar a espécie humana do desaparecimento total.

Esta não é a primeira vez que o cientista britânico apresenta uma tal previsão negativa, mas anteriormente era mais optimista, prevendo um prazo de mil anos para termos que evacuar a Terra, em vez de um século, como diz agora.

Mas o ano passado Stephen Hawking alertou já por diversas vezes que considera que a Humanidade pode auto-destruir-se nos próximos 100 anos. De acordo com o astrofísico britânico, que estuda há anos o risco de extinção da humanidade, as ameaças ao planeta, além das mencionadas, são numerosas.

Segundo Hawking, os avanços da ciência e da tecnologia colocavam em risco a continuidade da humanidade, e “as coisas podem acabar mal”.  Os factores de risco incluem a possibilidade de uma guerra nuclear, os avanços tecnológicos ou a exaustão de recursos.

O astrofísico britânico acrescenta aos factores de risco o aquecimento global e a possibilidade de aparecimento de vírus criados pela engenharia genética como possíveis causas da desgraça criada pelos humanos.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já cá não estarei nesse tempo porque serei evacuado antes disso, contudo, o fim do mundo não estava previsto para a passagem do Milénio? Em ordem a este cavalheiro, primeiro sintetizou MIL ANOS e agora apenas CEM ANOS??? Será que o computer dele encontra-se com vírus? Astrofísico ou vidente?

  2. Entretanto como eu vou embarcar antes disso levarei em conta o conselho deste senhor e quando por lá encontrar um planeta bem acolhedor comprometo-me a enviar-lhe um email acompanhado de GPS para lhe indicar o caminho certo para que a humanidade embarque toda daqui para fora sem contratempos e em segurança à condição que não sejam portadores de bombas e muito menos atómicas.

  3. E já agora caro Vasco…. sem destruição, poluição e outros semelhantes…. que possam ditar o mesmo destino se hipotético planeta que irão habitar… para não se repetir o mesmo….

  4. espero bem que a colonização nunca venha a acontecer e que uma catástrofe nos leve a todos daqui para fora. Não merecemos habitar tao belo planeta. por isso quantos menos lixo humano, melhor!!!

RESPONDER

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …