Stephen Hawking diz que temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer

NASA

O físico Stephen Hawking

O astrofísico britânico Stephen Hawking

A humanidade enfrenta várias ameaças, e, segundo o famoso astrofísico britânico Stephen Hawking, vários cenários podem levar ao desaparecimento da espécie humana – tais como epidemias, as alterações climáticas e o excesso de população.

Segundo Stephen Hawking, é preciso proceder à evacuação da população humana sem qualquer demora, porque dentro de 100 anos vai ser tarde demais…

O famoso astrofísico participa num novo documentário do canal televisivo britânico BBC, “Stephen Hawking: Expedition New Earth“, dedicado à colonização de outros planetas pela humanidade, que será realizado nos próximos meses.

Segundo diz Hawking, a humanidade deve abandonar o planeta o mais rapidamente possível e colonizar o espaço nos próximos 100 anos, porque a Terra ficará brevemente ameaçada de extinção total. O astrofísico afirma que são os planetas e os satélites no nosso Sistema Solar que devem ser colonizados primeiro.

Segundo o astrofísico, este é o único caminho para salvar a espécie humana do desaparecimento total.

Esta não é a primeira vez que o cientista britânico apresenta uma tal previsão negativa, mas anteriormente era mais optimista, prevendo um prazo de mil anos para termos que evacuar a Terra, em vez de um século, como diz agora.

Mas o ano passado Stephen Hawking alertou já por diversas vezes que considera que a Humanidade pode auto-destruir-se nos próximos 100 anos. De acordo com o astrofísico britânico, que estuda há anos o risco de extinção da humanidade, as ameaças ao planeta, além das mencionadas, são numerosas.

Segundo Hawking, os avanços da ciência e da tecnologia colocavam em risco a continuidade da humanidade, e “as coisas podem acabar mal”.  Os factores de risco incluem a possibilidade de uma guerra nuclear, os avanços tecnológicos ou a exaustão de recursos.

O astrofísico britânico acrescenta aos factores de risco o aquecimento global e a possibilidade de aparecimento de vírus criados pela engenharia genética como possíveis causas da desgraça criada pelos humanos.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já cá não estarei nesse tempo porque serei evacuado antes disso, contudo, o fim do mundo não estava previsto para a passagem do Milénio? Em ordem a este cavalheiro, primeiro sintetizou MIL ANOS e agora apenas CEM ANOS??? Será que o computer dele encontra-se com vírus? Astrofísico ou vidente?

  2. Entretanto como eu vou embarcar antes disso levarei em conta o conselho deste senhor e quando por lá encontrar um planeta bem acolhedor comprometo-me a enviar-lhe um email acompanhado de GPS para lhe indicar o caminho certo para que a humanidade embarque toda daqui para fora sem contratempos e em segurança à condição que não sejam portadores de bombas e muito menos atómicas.

  3. E já agora caro Vasco…. sem destruição, poluição e outros semelhantes…. que possam ditar o mesmo destino se hipotético planeta que irão habitar… para não se repetir o mesmo….

  4. espero bem que a colonização nunca venha a acontecer e que uma catástrofe nos leve a todos daqui para fora. Não merecemos habitar tao belo planeta. por isso quantos menos lixo humano, melhor!!!

RESPONDER

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …

Explosão em Beirute equivalente a várias centenas de toneladas de TNT, dizem especialistas

A explosão no porto de Beirute, que na terça-feira matou mais de cem pessoas e deixou milhares de outras feridas, terá sido desencadeada por 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Segundo especialistas, foi o equivalente …

Governo já contratou 4300 profissionais de saúde para reforçar SNS

Cerca de 4300 profissionais de saúde foram contratados para garantir a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "às diferentes fases da pandemia", anunciou, esta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde. "Temos feito …