Stephen Hawking diz que temos apenas 100 anos para evacuar a terra – ou morrer

NASA

O físico Stephen Hawking

O astrofísico britânico Stephen Hawking

A humanidade enfrenta várias ameaças, e, segundo o famoso astrofísico britânico Stephen Hawking, vários cenários podem levar ao desaparecimento da espécie humana – tais como epidemias, as alterações climáticas e o excesso de população.

Segundo Stephen Hawking, é preciso proceder à evacuação da população humana sem qualquer demora, porque dentro de 100 anos vai ser tarde demais…

O famoso astrofísico participa num novo documentário do canal televisivo britânico BBC, “Stephen Hawking: Expedition New Earth“, dedicado à colonização de outros planetas pela humanidade, que será realizado nos próximos meses.

Segundo diz Hawking, a humanidade deve abandonar o planeta o mais rapidamente possível e colonizar o espaço nos próximos 100 anos, porque a Terra ficará brevemente ameaçada de extinção total. O astrofísico afirma que são os planetas e os satélites no nosso Sistema Solar que devem ser colonizados primeiro.

Segundo o astrofísico, este é o único caminho para salvar a espécie humana do desaparecimento total.

Esta não é a primeira vez que o cientista britânico apresenta uma tal previsão negativa, mas anteriormente era mais optimista, prevendo um prazo de mil anos para termos que evacuar a Terra, em vez de um século, como diz agora.

Mas o ano passado Stephen Hawking alertou já por diversas vezes que considera que a Humanidade pode auto-destruir-se nos próximos 100 anos. De acordo com o astrofísico britânico, que estuda há anos o risco de extinção da humanidade, as ameaças ao planeta, além das mencionadas, são numerosas.

Segundo Hawking, os avanços da ciência e da tecnologia colocavam em risco a continuidade da humanidade, e “as coisas podem acabar mal”.  Os factores de risco incluem a possibilidade de uma guerra nuclear, os avanços tecnológicos ou a exaustão de recursos.

O astrofísico britânico acrescenta aos factores de risco o aquecimento global e a possibilidade de aparecimento de vírus criados pela engenharia genética como possíveis causas da desgraça criada pelos humanos.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já cá não estarei nesse tempo porque serei evacuado antes disso, contudo, o fim do mundo não estava previsto para a passagem do Milénio? Em ordem a este cavalheiro, primeiro sintetizou MIL ANOS e agora apenas CEM ANOS??? Será que o computer dele encontra-se com vírus? Astrofísico ou vidente?

  2. Entretanto como eu vou embarcar antes disso levarei em conta o conselho deste senhor e quando por lá encontrar um planeta bem acolhedor comprometo-me a enviar-lhe um email acompanhado de GPS para lhe indicar o caminho certo para que a humanidade embarque toda daqui para fora sem contratempos e em segurança à condição que não sejam portadores de bombas e muito menos atómicas.

  3. E já agora caro Vasco…. sem destruição, poluição e outros semelhantes…. que possam ditar o mesmo destino se hipotético planeta que irão habitar… para não se repetir o mesmo….

  4. espero bem que a colonização nunca venha a acontecer e que uma catástrofe nos leve a todos daqui para fora. Não merecemos habitar tao belo planeta. por isso quantos menos lixo humano, melhor!!!

RESPONDER

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …

Arábia Saudita vende prédio onde Jamal Khashoggi foi assassinado

A Arábia Saudita vendeu o edifício onde foi assassinado e desmembrado o jornalista Jamal Khashoggi. O prédio do Consulado, em Istambul, foi comprado há mais de um mês por menos de um terço do seu …

Portugal com mais de 60 nomeações nos óscares do turismo

Portugal está nomeado para mais de 60 categorias dos World Travel Awards, conhecidos como “Óscares do Turismo”. Segundo o jornal Público, há 66 nomeações para destinos ou empresas portuguesas na edição de 2019. Depois de em …

Polícia acaba com o maior fornecedor de televisão pirata da Europa. Clientes podem pagar 25 mil

Uma operação conjunta de polícias de vários países, coordenada pela Eurojust, levou ao desmantelamento da Xtream Codes, um serviço de fornecimento de serviços de televisão pirata, que tinha milhões de clientes na Europa. As ações policiais …