Stephen Hawking cria fórmula para o penalty perfeito e aposta no Brasil

elhombredenegro / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico Stephen Hawking criou uma fórmula para o penalty perfeito depois de analisar todas as disputas nos Mundiais de Futebol desde que o “pontapé da marca de grande penalidade” foi introduzido, em 1978.

O primeiro ponto para que um jogador marque um golo de penalty é ganhar velocidade. “Por isso, tem de correr mais de três passos”, escreve Hawking no blog do site de apostas PaddyPower.

De acordo com os cálculos do famoso cientista da Universidade de Cambridge, o jogador tem 87% de hipótese de marcar um golo quando corre mais do que três passos. A probabilidade cai para 58% se a corrida for mais curta do que isso.

“Mas a velocidade não significa nada sem um bom posicionamento dos pés”, alerta Hawking.

O físico recomenda o uso da lateral, em vez do peito do pé, ao chutar a bola. Isso aumenta em 10% as possibilidades de se marcar um golo.

Hawking também determinou os lugares da baliza onde a bola tem mais hipóteses de entrar. “As estatísticas confirmam o óbvio. Chute para o canto superior esquerdo ou direito”, afima.

Os penalties direccionados para estas áreas são convertidos em golo 84% das vezes.

O cientista diz não ter provas de que ser canhoto ou destro influencie as hipóteses de marcar golo.

Hawking dá ainda uma dica para os guarda-redes. “Distraiam o jogador que vai marcar o penalty saltando de um lado para o outro”, diz.

Quando isso é feito, o guarda-redes tem 18% mais hipóteses de apanhar a bola.

Má notícia para os ingleses

A fórmula foi divulgada pelo cientista juntamente com uma análise das hipóteses da seleção da Inglaterra ganhar o Mundial.

Hawking analisou os dados das participações da equipa inglesa no Mundial desde a sua vitória, em 1966.

E as conclusões a que chegou não são animadoras porque a situação é mais favorável quando a partida ocorre num clima temperado.

Um aumento de 5°C reduz em 59% as possibilidades da seleção inglesa ganhar um jogo.

A probabilidade de vitória aumenta 22% quando a viagem até ao país-sede é curta, já que as diferenças culturais e o jetlag afetam negativamente o desempenho dos jogadores.

As hipóteses aumentam 33% se o jogo começar depois das 15h e duplicam se ocorrer a menos de 500 metros acima do nível do mar.

“Analisando apenas os fatores ambientais, o jogo em Belo Horizonte contra a Costa Rica é o melhor de uma série de partidas más, sendo a disputa com a Itália em Manaus a mais difícil delas”, diz Hawking.

“A alta temperatura e o início tardio estão bem longe das condições ideais.”

Também é melhor para a Inglaterra quando o árbitro é europeu. A sua seleção ganhou 68% das partidas com árbitros do continente, em comparação com 38% de vitórias com um juiz não-europeu.

“Árbitros europeus simpatizam mais com o jogo inglês e menos com bailarinas como (o jogador uruguaio) Suárez.”

Brasil campeão?

O físico termina a sua análise com uma aposta sobre quem vai ganhar o Mundial. “Apostaria o meu dinheiro no Brasil”, afirma.

Hawking afirma isso com base nas estatísticas, que mostram que 30% das edições foram vencidas pelo país sede, mas não só.

“Como sabemos pelo estudo, estar perto de casa tem um impacto positivo significativo graças a fatores ambientais e psicológicos”, diz.

“A equipa do Brasil não parece ser tão boa como nos velhos tempos, mas tenho a certeza de que têm qualidade suficiente para levantar a taça uma sexta vez.”

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …