/

Stephen Hawking alerta: as mudanças climáticas podem deixar a Terra igual a Vénus

1

ntnu-trondheim / Flickr

O físico Stephen Hawking fez 75 anos – mais 50 do que os seus médicos lhe disseram um dia que poderia fazer

O físico britânico Stephen Hawking teceu duras críticas sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e alertou para os perigos das mudanças climáticas.

“Ao negar a existência do aquecimento global e abandonar o Acordo Climático de Paris, Donald Trump vai causar danos inevitáveis no nosso lindo planeta, ameaçando a natureza, para nós e para as nossas crianças”, afirmou.

“As ações de Trump podem levar a Terra à beira do abismo e transformá-la em Vénus, com uma temperatura de 250ºC e chuva de ácido sulfúrico“, disse à BBC em Cambridge, depois de participar num evento para comemorar os seus 75 anos.

A decisão de abandonar o Acordo de Paris levou, no início do mês passado, uma série de personalidades do mundo da ciência e tecnologia a virar costas a Donald Trump – com destaque para o visionário fundador da Tesla, Elon Musk, que anunciou a demissão do cargo de conselheiro do presidente norte-americano.

Situação crítica, quase irreversível

O grande receio de Stephen Hawking é de que as circunstâncias na Terra fiquem cada vez mais parecidas com as condições inóspitas que se registam no planeta Vénus.

Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar a partir do Sol e uma terra de extremos: quente, seco, com uma atmosfera composta basicamente por dióxido de carbono e a superfície coberta por nuvens de ácido sulfúrico.

AOES Medialab / ESA

Conceito artístico da superfície de Vénus. O planeta gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

Conceito artístico da superfície de Vénus. O planeta gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

“Estamos numa situação crítica, na qual o aquecimento global vai se tornar irreversível”, alertou o cientista. Segundo Hawking, essa é “uma das maiores ameaças que enfrentamos e que podemos prevenir se agirmos agora“.

Um sonho

Questionado sobre qual seria o seu sonho atualmente, Hawking diz que seria “a cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica – doença que sofre – ou, pelo menos, uma interrupção no seu avanço”.

“Quando fui diagnosticado aos 21 anos, disseram-me que ia morrer da doença em dois ou três anos. Agora, 54 anos depois, embora fraco e numa cadeira de rodas, estou a trabalhar e a produzir artigos científicos.”

Segundo Hawking, “tem sido um grande desafio, que só consegui superar com muita ajuda da minha família, colegas e amigos”.

ZAP //

1 Comment

  1. Muito dificilmente isso acontecerá. Em primeiro lugar começando pela pressão atmosférica imensa que se nota em Vénus de 50 atmosferas. Na Terra não há gases suficientes para produzir uma pressão tão brutal. Para quem não entende, essa atmosfera é a que se mede a uma profundidade marítima de 4900 metros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.