Stephen Hawking acredita ter resolvido o grande mistério dos buracos negros

Um dos mistérios mais inquietantes da física é o “paradoxo da informação”. Segundo a teoria da relatividade geral de Einstein, as informações físicas sobre o material engolido por um buraco negro são destruídas, mas as leis da mecânica quântica estipulam que a informação é eterna.

Temos aqui um grande problema – mas como resolvê-lo?

O famoso físico Stephen Hawking, em conjunto com Malcolm Perry, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), e Andrew Stromberg, da Universidade de Harvard (EUA), formulou uma hipótese: a de que a informação quântica-mecânica de partículas que caem sobre o buraco negro não chega realmente a entrar dentro deste.

“A minha proposta é que a informação é armazenada não no interior do buraco negro, como se poderia esperar, mas na sua fronteira, no horizonte de eventos“, disse Stephen Hawking durante uma palestra na conferência Hawking Radiation, realizada no Instituto Real de Tecnologia KTH em Estocolmo, Suécia.

As informações ficam, assim, armazenadas no limite do buraco negro, como hologramas bidimensionais conhecidos como “supertraduções”.

“A informação sobre partículas a cair é devolvida, mas de uma forma caótica e inútil”, disse Hawking. “Para todos os efeitos práticos, ela é perdida”.

Hawking também discutiu a ideia de que os buracos negros possam ser portais para outros universos, algo que já tinha proposto antes.

“O buraco teria de ser grande, e se estiver a girar pode ter uma passagem para outro universo. Mas não podemos voltar para o nosso universo”, considera Hawking. “Embora esteja interessado em voos espaciais, não é algo que queira tentar”.

Segundo a nova teoria de Hawking sobre informação e buracos negros, se uma pessoa acabar engolida por esse objeto, existem duas possibilidades: ela poderia ficar permanentemente presa num holograma na borda do buraco negro, ou poderia atravessá-lo para outro universo.

Já em abril um estudo de astrónomos da Universidade de Buffalo, nos EUA, publicado na Physical Review Letters, tentou provar que o “paradoxo da perda de informação” nos buracos negros não pode acontecer.

Os investigadores afirmavam que a informação sobre o estado da matéria não desaparece totalmente quando entra num buraco negro; na realidade, a informação deixará vestígios que podem ser detetados na famosa radiação de Hawking, radiação térmica que se acredita ser emitida através de efeitos quânticos, que permite aos buracos negros perder massa e a seu tempo desaparecer.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender, os buracos negros não são passagem para lado nenhum. São apenas estrelas que atingem densidades colossais, mas não infinitas. Atrevo-me a dizer que a matéria no interior destas estrelas é de tal modo fragmentada que se converte em fotões.Logo, um buraco negro é uma estrela de fotões ” congelados”. Ideia maluca que fica ao critério de quem a ler.

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …