Stephen Hawking acredita ter resolvido o grande mistério dos buracos negros

Um dos mistérios mais inquietantes da física é o “paradoxo da informação”. Segundo a teoria da relatividade geral de Einstein, as informações físicas sobre o material engolido por um buraco negro são destruídas, mas as leis da mecânica quântica estipulam que a informação é eterna.

Temos aqui um grande problema – mas como resolvê-lo?

O famoso físico Stephen Hawking, em conjunto com Malcolm Perry, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), e Andrew Stromberg, da Universidade de Harvard (EUA), formulou uma hipótese: a de que a informação quântica-mecânica de partículas que caem sobre o buraco negro não chega realmente a entrar dentro deste.

“A minha proposta é que a informação é armazenada não no interior do buraco negro, como se poderia esperar, mas na sua fronteira, no horizonte de eventos“, disse Stephen Hawking durante uma palestra na conferência Hawking Radiation, realizada no Instituto Real de Tecnologia KTH em Estocolmo, Suécia.

As informações ficam, assim, armazenadas no limite do buraco negro, como hologramas bidimensionais conhecidos como “supertraduções”.

“A informação sobre partículas a cair é devolvida, mas de uma forma caótica e inútil”, disse Hawking. “Para todos os efeitos práticos, ela é perdida”.

Hawking também discutiu a ideia de que os buracos negros possam ser portais para outros universos, algo que já tinha proposto antes.

“O buraco teria de ser grande, e se estiver a girar pode ter uma passagem para outro universo. Mas não podemos voltar para o nosso universo”, considera Hawking. “Embora esteja interessado em voos espaciais, não é algo que queira tentar”.

Segundo a nova teoria de Hawking sobre informação e buracos negros, se uma pessoa acabar engolida por esse objeto, existem duas possibilidades: ela poderia ficar permanentemente presa num holograma na borda do buraco negro, ou poderia atravessá-lo para outro universo.

Já em abril um estudo de astrónomos da Universidade de Buffalo, nos EUA, publicado na Physical Review Letters, tentou provar que o “paradoxo da perda de informação” nos buracos negros não pode acontecer.

Os investigadores afirmavam que a informação sobre o estado da matéria não desaparece totalmente quando entra num buraco negro; na realidade, a informação deixará vestígios que podem ser detetados na famosa radiação de Hawking, radiação térmica que se acredita ser emitida através de efeitos quânticos, que permite aos buracos negros perder massa e a seu tempo desaparecer.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender, os buracos negros não são passagem para lado nenhum. São apenas estrelas que atingem densidades colossais, mas não infinitas. Atrevo-me a dizer que a matéria no interior destas estrelas é de tal modo fragmentada que se converte em fotões.Logo, um buraco negro é uma estrela de fotões ” congelados”. Ideia maluca que fica ao critério de quem a ler.

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …