Afinal, os buracos negros não destroem a informação

NASA

-

Alguns cientistas defendem há quase 40 anos que os buracos negros são a derradeira esponja cósmica que absorve toda a matéria à sua volta, sugando e destruindo informação para seguidamente se evaporarem sem deixarem pistas sobre o que continham. Aparentemente, estão errados.

Um estudo de astrónomos da Universidade de Buffalo, nos EUA, publicado na Physical Review Letters, vem agora provar que o “paradoxo da perda de informação” nos buracos negros não pode acontecer.

Segundo o novo estudo, a informação sobre o estado da matéria não desaparece totalmente quando entra num buraco negro; na realidade, a informação deixará vestígios que podem ser detectados na famosa radiação de Hawking, radiação térmica que se acredita ser emitida através de efeitos quânticos, que permite aos buracos negros perder massa e a seu tempo desaparecer.

“De acordo com os nossos dados, a informação não se perde, não desaparece depois de entrar num buraco negro”, explica à Sci News o astrofísico Dejan Stojkovic, líder da equipa de investigadores.

No estudo agora publicado é apresentado um modelo matemático que, em vez de se limitar a olhar apenas para as partículas emitidas pela radiação de Hawking, toma em consideração também as “subtis interacções e correlações entre essas partículas”.

O modelo matemático proposto permite a um “observador” localizado no exterior de um buraco negro recolher e analisar informação sobre o que se encontra no seu interior.

“Isoladas, as minúsculas interacções das partículas emitidas são normalmente ignoradas, mas o nosso modelo permite analisá-las no seu todo – e dar-lhes significado”, explica o cientista.

“Esta é uma descoberta importante, porque, até agora, todos os astrofísicos que acreditavam que a matéria não se perdia nos buracos negros, lutavam para o poder provar matematicamente”, diz Anshul Saini, outro dos cientistas envolvidos no estudo.

A descoberta não deixará seguramente de ter também o seu impacto junto da legião de cinéfilos que se rendeu a Interstellar. Afinal, Cooper (ou algo parecido) podia ter sobrevivido?

AJB, ZAP