Stent removível no cérebro aprovado para tratamento de AVC

d.r. Medtronic

-

Pela primeira vez em 20 anos, a Associação Americana do Coração recomenda um stent para o tratamento de acidentes vasculares cerebrais – um dispositivo mecânico que é introduzido no cérebro para capturar e remover coágulos sanguíneos.

O procedimento padrão de um AVC, e que ainda se mantém como primeira opção, é o uso de medicamentos para dissolver os coágulos de sangue que se formam no cérebro.

A medicação pode, contudo, falhar em alguns casos, além de só poder ser administrada até 4 horas e meia depois dos primeiros sintomas – tempo que muitas vezes não é suficiente para que o doente procure ajuda médica.

O stent cardiovascular tradicional é instalado na artéria para a manter aberta

O stent cardiovascular tradicional é instalado na artéria para a manter aberta

O novo procedimento consiste em levar um stent – tubo que percorre o interior de um vaso sanguíneo – até ao local onde se encontra o coágulo.

O procedimento, publicado no jornal Stroke, passou a fazer parte das recomendações da Associação Americana do Coração para o tratamento de AVC.

O stent é uma endoprótese expansível, composta por um tubo perfurado, geralmente de metal (aço e ligas de cromo e cobalto), que é normalmente inserido por um cateter numa artéria entupida para prevenir ou impedir a constrição do fluxo sanguíneo.

Os stents são frequentemente utilizados para repor o fluxo sanguíneo nos órgãos, quando o mesmo se encontra diminuído devido a uma obstrução. Embora sejam muito utilizados em cardiologia, foram inventados por um urologista.

Ao contrário dos stents utilizados para tratar artérias coronárias entupidas, o stent usado no cérebro não é deixado no local para manter a artéria aberta, sendo removido, juntamente com o coágulo, depois de o capturar.

O procedimento pode ser realizado até seis horas após o início dos sintomas de AVC, nos casos que ocorreram devido a um coágulo em artérias grandes.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura: "Rui Rio nunca será primeiro-ministro" sem o Chega no Governo

André Ventura diz que Rui Rio nunca será primeiro-ministro se o Chega não entrar no Governo. Quanto às presidenciais, espera ir a uma segunda volta com Marcelo Rebelo de Sousa. Em entrevista ao programa 'Hora …

Bélgica permite ajuntamentos de quatro pessoas no Natal, desde que no jardim (mas só um pode ir à casa de banho)

Após semanas com números de números muito elevados, no que diz respeito a infeções e mortes por covid-19, o governo belga já tomou decisões para o Natal e permitiu o ajuntamento de quatro pessoas para …

Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral. Os especialistas estavam a trabalhar na …

Novas tabelas do IRS. Salários e pensões até 686 euros isentos de retenção na fonte

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção …

Governo não deverá proibir circulação entre concelhos a 24 e 25 de dezembro

O Governo não vai aplicar as restrições à circulação entre concelhos na véspera e dia de Natal. Esta é uma das medidas em cima da mesa que o Conselho de Ministros vai discutir esta sexta-feira. O …

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …