Stent removível no cérebro aprovado para tratamento de AVC

d.r. Medtronic

-

Pela primeira vez em 20 anos, a Associação Americana do Coração recomenda um stent para o tratamento de acidentes vasculares cerebrais – um dispositivo mecânico que é introduzido no cérebro para capturar e remover coágulos sanguíneos.

O procedimento padrão de um AVC, e que ainda se mantém como primeira opção, é o uso de medicamentos para dissolver os coágulos de sangue que se formam no cérebro.

A medicação pode, contudo, falhar em alguns casos, além de só poder ser administrada até 4 horas e meia depois dos primeiros sintomas – tempo que muitas vezes não é suficiente para que o doente procure ajuda médica.

O stent cardiovascular tradicional é instalado na artéria para a manter aberta

O stent cardiovascular tradicional é instalado na artéria para a manter aberta

O novo procedimento consiste em levar um stent – tubo que percorre o interior de um vaso sanguíneo – até ao local onde se encontra o coágulo.

O procedimento, publicado no jornal Stroke, passou a fazer parte das recomendações da Associação Americana do Coração para o tratamento de AVC.

O stent é uma endoprótese expansível, composta por um tubo perfurado, geralmente de metal (aço e ligas de cromo e cobalto), que é normalmente inserido por um cateter numa artéria entupida para prevenir ou impedir a constrição do fluxo sanguíneo.

Os stents são frequentemente utilizados para repor o fluxo sanguíneo nos órgãos, quando o mesmo se encontra diminuído devido a uma obstrução. Embora sejam muito utilizados em cardiologia, foram inventados por um urologista.

Ao contrário dos stents utilizados para tratar artérias coronárias entupidas, o stent usado no cérebro não é deixado no local para manter a artéria aberta, sendo removido, juntamente com o coágulo, depois de o capturar.

O procedimento pode ser realizado até seis horas após o início dos sintomas de AVC, nos casos que ocorreram devido a um coágulo em artérias grandes.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …