//

Startup portuguesa inventa piso que desacelera carros e cria energia

(dr) Pavnext

-

Um tipo de piso que desacelera veículos e cria energia, desenvolvido pela startup portuguesa Pavnext, venceu a 5.ª edição do Big Smart Cities, uma iniciativa da Vodafone Portugal.

Além do prémio de 10 mil euros e de uma viagem a Estocolmo para conhecer aos pólos de inovação da Ericsson, os vencedores da competição vão poder testar os seus projetos-piloto no município de Cascais, naquela que será a primeira cidade experimental para startups.

O equipamento para pisos rodoviários desenvolvido pela Pavnext aproveita a energia cinética dos veículos, reduzindo a sua velocidade. Além de promover a segurança rodoviária, a energia captada é convertida em energia elétrica “limpa”, que pode ser direcionada, por exemplo, para a iluminação pública.

O sistema permite, ainda, gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a criação de relatórios e a otimização de consumos energéticos em tempo real.

A Pavnext vai agora ficar incubada no Vodafone Power Lab, “laboratório” de inovação da Vodafone Portugal que apoia projetos empreendedores.

Recorde-se que o Big Smart Cities é uma competição de empreendedorismo e inovação promovida pela Vodafone e pela Ericsson, com o apoio de Cascais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.