Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Oliverkeenan / Flickr

Universidade de St. Andrews, na Escócia

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade.

De acordo com a CNN, as denúncias anónimas começaram numa página de Instagram, intitulada “St Andrews Survivors” (“Sobreviventes de St Andrews” em Português), e a universidade escocesa já veio dizer que vai colaborar com a polícia para investigar estas alegações.

São mais de 20 denúncias de violação e outras tantas de agressões sexuais e físicas e de coerção por estudantes da prestigiada universidade, sendo que a maioria se centra na Alpha Epsilon Pi, uma fraternidade com origens norte-americanas que também já enfrentou várias alegações do mesmo género e investigações policiais nesse país.

Segundo a estação televisiva, depois de começarem a sair as denúncias, a fraternidade em St Andrews começou a suspender vários dos seus membros.

Na segunda-feira, um porta-voz da instituição afirmou que já foi possível contactar os responsáveis pela página na rede social, tendo sido oferecida assistência às alegadas vítimas.

O mesmo representante revelou ainda que, a partir do próximo ano letivo, a universidade vai introduzir um módulo de orientação obrigatório focado na temática do consentimento.

“Congratulamo-nos com os esforços da conta ‘St Andrews Survivors’ para oferecer às pessoas de todos os géneros um espaço para expressar as suas experiências de má conduta sexual”, afirmou a universidade em comunicado.

“A nossa principal preocupação é garantir que os ‘Sobreviventes’ saibam que estamos prontos e dispostos a apoiar as suas decisões e a tomar medidas, facilitar os relatórios da polícia e fornecer apoio contínuo”, acrescentou.

Porém, escreve o jornal online Observador, entre os vários testemunhos publicados no Instagram destaca-se um em que a vítima diz ter contactado os serviços da universidade depois de ter sido violada, mas que a denúncia acabou por não ter qualquer resultado.

St Andrews é a terceira universidade de língua inglesa mais antiga do mundo e quase sempre aparece perto do topo do ranking que classifica os estabelecimentos de Ensino Superior a nível mundial. Foi frequentada por figuras como o príncipe William e Catherine, duquesa de Cambridge.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz-Anti-Confinamento

Em digressão "pelos castelos de Portugal" com protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …