Spot, o cão-robô, tem um novo trabalho: proteger Pompeia

O Parque Arqueológico de Pompeia, em Itália, tem um guardião robótico: Spot, o cão-robô da Boston Dynamics, que, equipado com uma câmara, vai ajudar na vigilância do espaço.

Spot, o robô de quatro patas da Boston Dynamics, tem um novo trabalho: proteger as ruínas de Pompeia, através da recolha de dados que podem ajudar a corrigir problemas estruturais e de segurança.

Originalmente desenvolvido em 2015, Spot foi concebido para missões de busca e salvamento em localizações inacessíveis ou demasiado perigosas para seres humanos.

Além disso, é extremamente firme, mesmo em terreno irregular ou escorregadio, uma combinação de características que as autoridades de Pompeia acreditam tornar o cão perfeitamente adequado para este “emprego”.

“Os avanços tecnológicos no mundo da robótica, na forma de inteligência artificial e sistemas autónomos, têm produzido soluções e inovações tipicamente associadas com o mundo industrial e da manufatura, mas até agora não tinham encontrado aplicação nos locais arqueológicos em função de heterogeneidade das condições ambientais, e o tamanho do local”, explicou o Diretor Geral do Parque, Gabriel Zuchtriegel.

“Hoje, graças à colaboração com empresas de alta tecnologia e na sequência de experiências bem sucedidas, queremos testar a utilização destes robôs nos túneis subterrâneos que foram feitos por escavadores ilegais e que estamos a descobrir na área à volta de Pompeia”, continuou, citado pelo IFL Science.

O robô está equipado com uma câmara e equipamento de geolocalização que lhe permite monitorizar os trabalhos de reparação e detetar fendas nas paredes de tijolo do sítio arqueológico.

De acordo com o comunicado, o objetivo é “melhorar não só a qualidade da monitorização de áreas existentes, como aumentar o conhecimento do progresso nos trabalhos em áreas de restauração ou recuperação, controlando a segurança no local, assim como dos trabalhadores”.

Além desta ajuda robótica de quatro patas, o Parque Arqueológico de Pompeia vai também usar o primeiro drone equipado com um scanner a laser, capaz de realizar leituras 3D.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.