Sporting vs Braga | Bruno e Bas derrubam guerreiros

Mário Cruz / Lusa

Sporting reagiu à derrota a meio da semana ante o Villarreal com uma exibição competente na recepção ao Sporting de Braga.

Os “leões” venceram por 3-0 e reduziram para quatro os pontos de atraso em relação aos minhotos. Bruno Fernandes (um golo e uma assistência) e Bas Dost (bisou) foram as grandes figuras da equipa da casa, que dominou amplamente na primeira parte e controlou o seu adversário na segunda.

Os “arsenalistas” estão agora a cinco pontos do líder FC Porto.

O Jogo explicado em Números

  • Bom arranque de jogo em Alvalade, com o Sporting a mostrar-se autoritário desde o início. No primeiro quarto-de-hora, a formação da casa registou 72% de posse de bola e dois remates, um deles enquadrado. Este último saiu dos pés de Bas Dost que, isolado, permitiu uma grande defesa a Tiago Silva.
  • O Braga estava a sentir muitas dificuldades para lançar o seu contra-ataque, pelo que chegou à meia-hora somente com um remate, desenquadrado, da autoria de Ricardo Esgaio aos oito minutos. O “leão continuava a mandar, com 70% de posse, quatro remates, três com boa direcção e sete cruzamentos de bola corrida, à procura de Bas Dost.
  • Mas o holandês não estava a conseguir-se libertar das marcações, pelo que quem acabou por desequilibrar foi Bruno Fernandes. Aos 33 minutos, o médio foi chamado a cobrar um livre directo, após falta sobre o próprio, e tal como tem vindo a fazer nos jogos mais recentes, o português não falhou, colocando a bola para o 1-0. Um tento que surgiu ao quinto remate leonino, quarto enquadrado.
  • O Sporting colocava muitos jogadores no “miolo”, com Marcos Acuña e Stefan Ristovski a funcionarem como médios-ala a fechar no meio e Cristián Borja a fazer praticamente uma linha de três defesas com Sebastián Coates e Tiago Ilori.
  • Vantagem merecida para o Sporting no primeiro tempo, uma vez que os homens da casa dominaram e foram os mais perigosos até ao descanso.
  • Os “leões” somaram seis remates, quatro deles enquadrados, neste período, e marcaram por Bruno Fernandes, num livre directo.
  • O melhor em campo era, precisamente, o médio da equipa da casa, com um GoalPoint Rating de 6.6, muito por culpa do tento que fez em dois remates (ambos enquadrados) e do passe para finalização que realizou.
  • Grande entrada do Sporting no segundo tempo, a chegar rapidamente ao 2-0. Abdoulaye Diaby fugiu de dois jogadores “arsenalistas” e, quando entrou na área, foi carregado por Claudemir. Bas Dost (50′), na cobrança do castigo máximo, não desperdiçou.
  • Bom jogo de Borja. O colombiano registava o segundo rating mais elevado à passagem da hora de jogo, um 6.2, fruto da grande consistência defensiva que patenteava. Ao todo somava nove acções defensivas, entre elas quatro desarmes, o valor máximo do jogo.
  • Colectivamente, o Sporting estava agora mais na expectativa, com 44% de posse, dando a iniciativa ao Braga. No entanto, ia fechando os caminhos para a sua baliza, pelo que os minhotos não registavam remates desde o intervalo.
  • O “leão” passou a jogar nas transições e, num desses lances, chegou ao 3-0, aos 68 minutos. Bruno Fernandes fugiu pela direita, chegou à linha e cruzou atrasado. Bas Dost foi mais lesto que os centrais bracarenses e só teve de encostar para o fundo da baliza. Ao décimo remate, sexto enquadrado, o Sporting marcava de novo e arrumava praticamente a questão do vencedor.
  • O jogo estava totalmente controlado pelos “leões” que, mesmo tendo menos bola, chegaram aos derradeiros dez minutos da partida com mais remates (6) do que o Braga (3) no segundo tempo e muito melhor nos duelos individuais desde o intervalo (61% ganhos). Mas precisando de fazer muito menos do que na primeira metade.

O Homem do Jogo

Grande jogo de Bruno Fernandes, mais um do médio leonino, que se encontra em grande forma e carrega a formação de Alvalade para a frente. Mais uma vez, o médio facturou, de livre directo superiormente cobrado na primeira parte.

Depois, na segunda, fez a assistência para o 3-0, chegando ao final da partida com um GoalPoint Rating de 8.9. Para além da participação directa nestes dois tentos, Bruno Fernandes somou quatro remates, três deles enquadrados, fez três passes para finalização, completou as três tentativas de drible e realizou quatro desarmes.

Jogadores em foco

  • Bas Dost 7.0 – O holandês regressou aos golos e às boas exibições. Começou por desperdiçar uma ocasião flagrante na primeira parte, mas na segunda marcou por duas vezes, uma de penálti, outra a concluir um passe de Bruno Fernandes. O avançado fez quatro remates e enquadrou três, ganhando também cinco de sete duelos aéreos ofensivos.
  • Cristián Borja 7.0 – Este domingo a actuar mais como central do que lateral, o colombiano foi o reflexo da exibição competente dos “leões”. Ao todo registou 14 acções defensivas, cinco delas desarmes e seis alívios, e ainda ganhou dois de três duelos aéreos defensivos.
  • Stefan Ristovski 6.2 – O macedónio foi um autêntico médio-direito e aproveitou para deixar a sua marca na partida, em especial nos momentos ofensivos. Para além de uma ocasião flagrante criada, Ristovski fez três passes para finalização e completou dois de três cruzamentos.
  • Tiago Sá 6.2 – O melhor do Braga foi o seu guarda-redes. Perante a avalanche ofensiva dos “leões” na primeira parte, o português opôs-se bem, só não evitando o golo de livre de Bruno Fernandes. Ao todo somou quatro defesas, uma delas ao ângulo superior da baliza.
  • Tiago Ilori 5.6 – O central esteve muito certo nas acções defensivas. Sem deslumbrar, o português conseguiu, mesmo assim, ganhar quatro de seis duelos aéreos defensivos e ainda somou cinco intercepções.

Resumo

//

PARTILHAR

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …