Sporting vs Boavista | Leão ruge pela margem mínima

Sporting não vacilou na luta pelos primeiros lugares da Liga NOS e venceu o Boavista em casa por 1-0.

Num jogo nem sempre bem disputado, mas de praticamente sentido único, faltou algum poder de fogo aos “leões” para derrubarem uma formação “axadrezada” bem organizada.

O Sporting atacou, rematou muito, enquadrou bastantes disparos, mas teve pela frente um guardião adversário inspirado, que só não conseguiu travar uma grande penalidade de Bas Dost.

O Jogo explicado em Números

  • Como esperado, o Sporting assumiu cedo o domínio da partida, com 60% de posse por volta dos dez minutos. Contudo, remates era algo não visto na partida e o Boavista mostrava-se afoito nas transições, rápidas e de foco na baliza de Rui Patrício.
  • Primeiro disparo apenas aos 13 minutos, por Mateus, do Boavista, bloqueado por Sebastián Coates. Bruno Fernandes fez o primeiro dos “leões” logo a seguir, ao permitir a defesa de Vagner.
  • As dificuldades para as duas equipas entrarem na grande área contrária eram notórias e, à passagem do minuto 20, apenas por cinco vezes os jogadores do Sporting haviam tocado na bola no interior da área boavisteira, e os “axadrezados” somente uma no lado oposto. Até que, aos 26 minutos, o marcador funcionou.
  • Após consulta do vídeo-árbitro, o árbitro assinalou mão na bola de Robson na grande área e respectivo penálti. Bas Dost converteu o pontapé com sucesso e colocou os “leões” na frente. Um tento que surgiu ao segundo remate leonino.
  • Bons números de Bryan Ruiz à passagem da meia-hora. O costa-riquenho registava um rating de 5.8, fruto de um passe para finalização, dois dribles completos e 22 passes certos em 23. Nesta altura, os da casa registavam 66% de posse, quatro remates, dois enquadrados (2-0 os disparos forasteiros).
  • Vantagem justa do Sporting ao descanso. Apesar de o Boavista tentar sempre apanhar o “leão” em contra-pé, com rápidas transições, a formação da casa esteve sempre impecavelmente posicionado para travar essas investidas.
  • Os 62% de posse de bola para o Sporting ao intervalo mostram bem o domínio da equipa de Jorge Jesus, que rematou nove vezes neste período, cinco enquadradas, e registou 85% de eficácia de passe.
  • O melhor no primeiro tempo foi o guarda-redes do Boavista, Vagner, que realizou quatro defesas, três delas a remates dentro da sua área, o que lhe valeu um GoalPoint Rating de 6.6.
  • O reatamento trouxe um jogo ainda mais desequilibrado. O “leão” assumiu por completo todas as despesas ofensivas, atingindo, à passagem da hora de jogo, 77% de posse de bola nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, para além de três remates, um enquadrado. O Boavista não conseguiu qualquer disparo nesta fase.
  • Os “axadrezados” apenas começaram a sacudir a pressão após o minuto 65, altura em que tinham certa de 21% de posse no segundo tempo, chegando aos 70 com 34%. Nesta fase a equipa forasteira conseguiu os dois primeiros remates da etapa complementar, ambos desenquadrados, e mostrara mais em cinco minutos do que em todo o jogo até então.
  • Porém, a “reacção” boavisteiro não durou muito, pois apesar de o Sporting ter chegado perto do final do jogo com 58% de posse, a formação visitante não conseguiu mais nenhum remate, chegando ao final do encontro com modestos quatro, nenhum na direcção da baliza de um descansado Rui Patrício.

O Homem do Jogo

Grande jogo do guarda-redes do Boavista, Vagner, em Alvalade. Perante um Sporting que tentou o golo através de 17 remates e que enquadrou oito, o brasileiro foi fundamental para manter o resultado na margem mínima, só não travando o penálti de Bas Dost.

O boavisteiro terminou a partida com um GoalPoint Rating de 7.8, com sete defesas, quatro a remates dentro da sua área e uma defesa pelo solo e outra pelo ar, ambas eficazes.

Manuel de Almeida / Lusa

 

Jogadores em foco

  • Bryan Ruiz 6.9 – O melhor jogador do Sporting, teimando em mostrar qualidades quando notícias dão conta do desinteresse do Sporting na sua renovação. Bryan fez três passes para finalização, teve sucesso em dois de quatro cruzamentos de bola corrida, completou dois de três dribles, com 92% de eficácia de passe e ganhou 13 duelos de 17.
  • Bruno Fernandes 6.6 – Mais um bom jogo do médio. Bruno não rematou muito desta feita (apenas uma vez), mas fez três passes para finalização, tentou nove vezes o cruzamento (de longe o máximo no jogo), colocou 16 vezes a bola na área contrária e completou dois de três dribles. O cansaço parece não passar por ele.
  • Ristovski 6.5 – Bela surpresa a do lateral-direito leonino. O jogador macedónio fez um passe para finalização, mas foi a defender que esteve mais em foco, com cinco intercepções e dois desarmes, um deles ganho na sua grande área.
  • Gelson Martins 6.4 – Continua a ser um dos jogadores mais activos do Sporting. Ao todo fez quatro remates, dois deles enquadrados, e incendiou o corredor direito com seis tentativas de drible (duas eficazes). Terminou com 93% de eficácia de passe, pecando nas perdas de posse (18) e nos desarmes sofridos (7).
  • Bas Dost 6.4 – Teve um jogo relativamente discreto. O holandês fez o único golo da partida, de penálti, e foi o mais rematador do jogo, com cinco disparos, três deles enquadrados. Ganhou ainda sete de 14 duelos aéreos, mas esteve perdulário frente a Vagner.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …