Sporting vence Marítimo por 4-2 com bicicleta de Montero

d.r. César Santos, SportingClubePortugal / Facebook

-

O Sporting venceu este domingo o Marítimo por 4-2, na oitava jornada da Primeira Liga, num jogo em que apanhou um susto, quando os insulares reduziram de 3-0 para 3-2, e foi obrigado a “voltar” ao jogo.

Parecia uma noite tranquila para os “leões”, que protagonizaram uma entrada forte, traduzida em dois golos no espaço de 15 minutos, o primeiro feliz, visto que resultou de um autogolo do defesa insular Patrick Bauer, e o segundo por João Mário, na sequência de um cruzamento perfeito de Nani.

O Marítimo acusou notoriamente o autogolo e foi muito cedo forçado a desmontar a estratégia que trazia e a subir as linhas para pressionar mais alto o Sporting e ganhar a bola em zonas mais adiantadas, na tentativa de repor a igualdade, expondo-se numa fase prematura do jogo.

O autogolo, que surgiu na sequência de um cruzamento de Carrillo, teve, também, o condão de injetar confiança e soltar os jogadores do Sporting, que imprimiram uma dinâmica forte, que o Marítimo sentiu grandes dificuldades para travar.

Um cruzamento perfeito de Nani, à passagem do quarto de hora, aliado ao sentido de oportunidade de João Mário, resultou no segundo golo e reforçou a ideia de que a noite ia ser sossegada para o Sporting, que só não fez o terceiro, ao minuto 27, porque Montero falhou incrivelmente outra assistência soberba do número 77 dos leões, que confere um toque de classe e soluções ofensivas que a equipa não dispunha na época passada.

A ganhar por 2-0, o jogo estava de feição para o Sporting, que via o Marítimo jogar com o bloco subido, a pressionar alto, e abrir espaço nas costas da sua defesa, arriscando sofrer mais golos, enquanto o Marítimo só ameaçou aos 31 minutos, num erro grosseiro de Paulo Oliveira, remediado pela dobra de Maurício.

Aos 32 e 41 minutos, o Sporting podia ter ampliado a vantagem, mas Montero, pouco móvel e sem agressividade, mostrou-se ansioso e precipitado na finalização. O terceiro chegou aos 42, por Paulo Oliveira, a cabecear ao primeiro poste um canto de Nani.

Muda aos 3, acaba aos 4-2

Ao intervalo o jogo parecia resolvido, mas Leonel Pontes e o Marítimo é que não estiveram pelos ajustes e a entrada fortíssima que a equipa protagonizou na segunda parte apanhou o Sporting ainda a “espreguiçar-se” dos três golos de vantagem.

Em nove minutos, o Marítimo fez dois grandes golos, por Maazou, e só não fez o terceiro porque Rui Patrício evitou-o na cara de Alex Soares, com os jogadores do Sporting surpreendidos e a demoraram demasiado a reagir à entrada potente da equipa insular.

Leonel Pontes queria tanto o 3-3 que lançou, a seguir ao 3-2, mais um homem, Dyego Sousa, para a frente de ataque, ao lado de Maazou, mas a entrada deste jogador não se revelou feliz – a equipa ficou a perder com a troca com Edgar Costa – e, por outro lado, o Sporting começou a reagir e a reentrar no ritmo mais acelerado.

O Marítimo continuou a ser ameaçador no ataque, mas o Sporting já conseguia em rápidas transições ofensivas explorar os espaços abertos pelo balanceamento do adversário no meio-campo “leonino” e só não fez o quarto golo, aos 60 minutos, porque Carrillo falhou de forma estrondosa na cara de Salin, após grande jogada entre Nani – esteve em todas – e Adrien.

Foi mesmo dos pés de Adrien que saiu, seis minutos depois, o passe magistral para o coração da área, onde Montero recebe a bola no peito e, com um remate de bicicleta de primeira, fixa o resultado final.

A equipa de Leonel Pontes nunca “atirou a toalha ao chão”, continuou a ameaçar a balizar de Rui Patrício, mas o quarto golo “leonino” quebrou um pouco a equipa do ponto de vista anímico e recuperou a confiança ao adversário, que soube gerir a ponta final do jogo de forma a não correr riscos desnecessários.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …