Sporting e FC Porto teriam pacto para revelar segredos do Benfica

Fernando Veludo / Lusa

Sporting CP e FC Porto tinham um pacto que visava a divulgação dos segredos do SL Benfica relativos ao correio eletrónico do clube. As informações surgem após a Google divulgar os dados dos autores dos blogues.

O Correio da Manhã avança, esta quinta-feira, que FC Porto e Sporting CP acordaram uma espécie de pacto de não agressão para divulgar os segredos dos emails do SL Benfica. Segundo o jornal, estas provas já estarão nas mãos das entidades correspondentes.

Tudo começou quando o hacker Rui Pinto acedeu à caixa de correio eletrónico do clube e, de seguida, divulgou os segredos do emblema da Luz aos seus principais rivais: Sporting CP e FC Porto. O conteúdo dos emails terá sido visto pelos dois clubes, que viriam a compactuar para divulgar publicamente os segredos.

Primeiramente, a justiça impediu o Porto Canal de divulgar esse conteúdo, mas três bloguers fizeram-no. Após vários meses de negociações, a informação fornecida pela Google ao SL Benfica em relação a esses bloguers terá ajudado a identificar uma associação entre os “leões”, na altura liderados por Bruno de Carvalho, e os “dragões”.

Nomes, familiares, rotinas, locais de trabalho, etc. A Google acabaria por divulgar todas as informações que tinha em sua posse e que viriam a ser encaminhadas também para a Polícia Judiciária.

O autor do blogue “Mister do Café”, um dos que divulgava informações dos “encarnados”, descobriu-se ser adepto do Sporting. “Não tenho nada que confirmar, nem conheço isso”, disse o autor do blogue ao jornalista do Correio da Manhã. No entanto, os dados da Google contam uma história diferente.

Foi descoberta ainda uma parceria com o blogue “Mercado do Benfica”, que era gerido por Rui Pinto, onde também eram divulgados os segredos do clube. O site estava sediado na Rússia e não em nenhuma plataforma da Google.

Outro dos bloguers envolvidos, autor de “O Artista do Dia”, que mora na Grande Lisboa e que também é próximo do clube de Alvalade. Contactado pelo Correio da Manhã, recusou fazer comentários.

A investigação dá ainda conta de uma viagem de Bruno de Carvalho e do diretor de comunicação do Sporting CP até à Hungria, onde Rui Pinto viveu durante anos. Além disso, terá havido também uma alegada “cimeira secreta” entre os diretores de comunicação do Sporting e do Porto.

O FC Porto já foi parcialmente condenado no “caso dos e-mails”, tendo de pagar uma indemnização de cerca de dois milhões de euros ao rival Benfica. Esta corresponde a 523 mil euros de danos patrimoniais emergentes e 1,4 milhões de danos não emergentes. Por enquanto, o Sporting ainda não foi a tribunal devido a este caso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Mas onde está o problema afinal, nos denunciantes ou no conteúdo dos e-mails, que teimam em não divulgar nem ajuizar? Haverá uns mais protegidos do que outros neste país!.

    • Se não ves mal na coisa. Mete ai o dados do teu email e da mulher , acesso as contas do banco e todos o resto dos dados pessoais como numero de telefone, da maria e dos filhos e onde estudam. Ou tens algo a esconder?

      • Pois foi isso mesmo que o Rui Pinto andou à procura no Benfica, no resto da Europa serve como colaborador, por cá como criminoso, embora na prática o que fez foi fora da lei, no entanto pelos vistos pôs a nu outros fora da lei bem mais graves e que pelos vistos por cá não interessa muito investigar tendo em conta a instituição em causa, aí é que parece estar o problema.

        • Então e os dados dos outros clubes? Querem ver que são uns santos??? Dá para rir!!! Que assumissem de uma vez a autoria e de autoproclamassem paladinos da justiça e verdade desportiva! Mas o próprio Rui Pinto falou da situação do Alexandre PdC… Afinal não pode contar tudo,os SD já lhe mostraram o seu indefectível apoio,a bem ou a mal! Julguem quem tiverem que julgar. No final veremos a verdade, espero eu!

  2. Tretas, rui pinto é um criminoso e foi detido como tal. A história de que está a colaborar com outras autoridades é treta, existe sim muita gente com o cu apertado com a informação que detém. Tentou extorquir mais que uma entidade. Mas o melhor está por vir. Quanto ao SLB , está na posse das autoridades toda a informação, até o n° de roupa interior dos jogadores, havendo matéria de investigação que se investigue. Mas o Rui hacker pinto que divulgue os restantes 200 tera.

  3. Acho q se devia prender essa gente toda do Sporting e do Porto. Onde é que já se viu vir para a Tv falar das obras de beneficiência feitas em segredo pelo “glorioso” ?
    Até acho q se devia acabar com os outros clubes todos… O Costa e o Centeno acabavam as reuniões mais cedo para ir ver o clube e aumentavam os impostos todos a quem não fosse do “maior”… e assim, todos viveriam felizes para sempre.

  4. Porque razão o CM não prova o que diz? Incorre em crime de difamação a que já estão habituados.
    Já agora o CM não tem informações sobre o processo LEX e ex-toupeiras? Vá façam um esforço ou essas “noticias” não vendem?

  5. Balelas. A cartilha e a máquina de propaganda encarnada a desinformar no seu melhor. A campanha continuará sempre na tónica da teoria da conspiraçāo. O que interessa nāo é o que faziam ou como o faziam, mas sim bater na tecla sobre como se soube, ou nāo estejam os (caros e múltiplos) escritórios de advogados a definir a estratégia. Os veículos dessa campanha há muito que estāo identificados. O resto faz a populaça que nāo se importa como se ganha, desde que se ganhe. Com papas e bolos se enganam os tolos.

RESPONDER

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …

Daniel Alves: uma camisola origina duas controvérsias

Internacional brasileiro vai defrontar o River Plate e apareceu com uma camisola do Boca Juniors. Poderá ter quebrado as regras da Conmebol. River Plate e São Paulo vão entrar em campo na próxima madrugada, para um …